| dc.contributor.advisor | Bedin, Everton, 1987- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | pt_BR |
| dc.creator | Silva, Arilson Silva da | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T12:31:00Z | |
| dc.date.available | 2025-11-05T12:31:00Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99143 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin | pt_BR |
| dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 06/10/2025 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Nesta pesquisa, sustenta-se a tese de que a aplicação da DICUMBA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental possibilita a implementação de práticas pedagógicas que, a partir de temas de interesse, promovem a pesquisa, o engajamento e a orientação dos alunos, contribuindo para a construção de conceitos científicos. Nesse processo, o papel do professor é fundamental na mediação das atividades, especialmente no ciclo dialético da DICUMBA, ao reconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes e, a partir deles, aprofundar as atividades, potencializando a transição do entendimento do senso comum para o entendimento científico. Partindo da questão-problema "Em que medida a DICUMBA favorece a construção de conceitos científicos pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental?", o estudo tem como objetivo analisar se e de que modo a DICUMBA possibilita aos alunos do 5º ano a construção de conceitos científicos. A abordagem metodológica adotada caracteriza-se por um estudo exploratóriodescritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado em estudo de caso, envolvendo 25 alunos de uma escola pública localizada no município de Salvaterra, Pará. A pesquisa foi conduzida em duas fases de intervenção pedagógica: a primeira, um estudo piloto realizado em seis etapas, e a segunda, a pesquisa final, composta por nove etapas. Os dados foram constituídos por meio de instrumentos como: observação participante, produção artística, pesquisas, materiais escritos e questionários. A análise dos dados foi realizada por meio de métodos descritivos, análise semiótica, análise textual discursiva, análise estatística e triangulação metodológica. Os resultados do estudo piloto, sistematizados a partir da análise descritiva, evidenciaram a construção do conceito científico de célula. Esses achados proporcionaram reflexões importantes para a prática docente, contribuindo para o aprimoramento das atividades na fase final da pesquisa. Nesta última, a partir da ATD nos materiais escritos, revelou três categorias, as quais permitiram constituir os metatextos e compreender as percepções iniciais dos alunos, evidenciando um perfil conceitual cotidiano em transição para o científico. A análise semiótica dos desenhos possibilitou entender que os alunos utilizam analogias e metáforas para representar nutrientes, destacando elementos que articulam suas percepções com o tema de interesse, indicando uma compreensão mais aprofundada e alinhada ao perfil conceitual científico. A análise estatística descritiva confirmou esses achados, demonstrando que os alunos adquiriram conhecimentos sobre nutrientes a partir do tema de interesse, e que a pesquisa promoveu a construção de novos conhecimentos, ressaltando a importância da mediação pedagógica do professor nesse processo. Por fim, a triangulação metodológica, à luz da hermenêutica, corroborou que a aprendizagem conceitual científica dos alunos acerca de nutrientes ocorreu por meio de um processo contínuo, envolvendo os movimentos da DICUMBA e a mediação pedagógica do professor. Dessa forma, esta pesquisa reafirma o potencial da DICUMBA como metodologia ativa que ressignifica o ensino de Ciências, articulando o aprender pela pesquisa à formação do pensamento científico desde os primeiros anos da escolarização | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This research supports the thesis that the application of the DICUMBA methodology in the Early Years of Elementary Education enables the implementation of pedagogical practices which, starting from topics of interest, promote student research, engagement, and guidance, contributing to the construction of scientific concepts. In this process, the teacher’s role is fundamental in mediating activities, especially within the dialectical cycle of DICUMBA, by recognizing students’ prior knowledge and, from that basis, deepening the activities, thereby enhancing the transition from common-sense understanding to scientific understanding. Based on the research question, "To what extent does DICUMBA foster the construction of scientific concepts by 5th-grade Elementary School students?", the study aims to analyze whether, and in what ways, DICUMBA enables 5th-grade students to construct scientific concepts. The methodological approach adopted is characterized as an exploratory-descriptive study with a qualitative-quantitative approach, grounded in a case study, involving 25 students from a public school located in the municipality of Salvaterra, Pará. The research was conducted in two phases of pedagogical intervention: the first, a pilot study carried out in six stages, and the second, the final research stage, composed of nine stages. Data were collected using instruments such as participant observation, artistic production, research activities, written materials, and questionnaires. Data analysis was conducted through descriptive methods, semiotic analysis, discursive textual analysis, statistical analysis, and methodological triangulation. The results of the pilot study, systematized from descriptive analysis, evidenced the construction of the scientific concept of "cell." These findings provided important reflections for teaching practice, contributing to the improvement of activities in the final phase of the research. In this latter phase, discursive textual analysis (DTA) of the written materials revealed three categories, which allowed the construction of metatexts and the understanding of students’ initial perceptions, showing a conceptual profile in transition from everyday to scientific. The semiotic analysis of the drawings made it possible to understand that students use analogies and metaphors to represent nutrients, highlighting elements that connect their perceptions to the topic of interest, indicating a deeper understanding aligned with the scientific conceptual profile. Descriptive statistical analysis confirmed these findings, showing that students acquired knowledge about nutrients from the topic of interest and that the research promoted the construction of new knowledge, emphasizing the importance of the teacher’s pedagogical mediation in this process. Finally, methodological triangulation, in light of hermeneutics, confirmed that students’ scientific conceptual learning about nutrients occurred through a continuous process involving the movements of DICUMBA and the teacher’s pedagogical mediation. In this way, this research reaffirms the potential of DICUMBA as an active methodology that redefines Science teaching by connecting learning through research with the development of scientific thinking from the early years of schooling | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Ciência - Metodologia | pt_BR |
| dc.subject | Professores | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.title | DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem - e a construção de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Tese Digital | pt_BR |