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dc.contributor.advisorAzevedo, Sayuri Unoki de, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributáriapt_BR
dc.creatorMika, Fernanda Priscilapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-03T18:48:02Z
dc.date.available2025-11-03T18:48:02Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99067
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sayuri Unoki de Azevedopt_BR
dc.descriptionProjeto Interdisciplinar (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributáriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo técnico teve como objetivo analisar a situação administrativa e tributária de uma drogaria, propondo soluções que promovam maior eficiência operacional e econômica. A partir de uma análise SWOT, identificaram-se fragilidades na gestão, especialmente pela centralização de funções administrativas na responsável técnica, o que compromete a tomada de decisões estratégicas. Verificou-se ainda a subutilização do sistema de gestão, o qual necessita de automação e atualização constante, sobretudo em função da complexidade tributária do setor farmacêutico. A drogaria está atualmente enquadrada no regime do Simples Nacional. Com base na análise documental, incluindo balanço patrimonial, DRE de 2024 e relatórios fiscais dos primeiros meses de 2025, foi possível avaliar a viabilidade de outros regimes tributários, como o Lucro Real. A análise demonstrou que os produtos da drogaria estão sujeitos a diferentes regimes de tributação, como substituição tributária de ICMS, monofásicos de PIS/COFINS e tributação integral, além da existência de benefícios como a alíquota zero, exclusiva do regime não cumulativo. Foram realizadas simulações com projeções de faturamento entre abril e dezembro de 2025. No cálculo do Simples Nacional, utilizou-se o RBT12 para apurar as alíquotas por faixa de receita. Já no Lucro Real, a apuração se baseou em dados de três meses, com elaboração da DRE e do LALUR, resultando em uma alíquota efetiva média de 5%, já considerando o INSS patronal. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a migração para o Lucro Real, a partir de maio de 2025, proporcionaria uma economia tributária estimada em R$ 12.852,52. No entanto, essa mudança exige a reestruturação administrativa da empresa, com a contratação de profissionais qualificados, implementação de um sistema eficiente e organização dos processos internos. Assim, a adoção do Lucro Real se mostra vantajosa, desde que acompanhada de melhorias na gestãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFarmácias, drogarias, etc. - Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectTributospt_BR
dc.titleEstratégias de planejamento tributário para drogarias : estudo de caso sobre o regime tributário idealpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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