| dc.contributor.advisor | Kluge, Denise Cristina, 1975- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.creator | Bernardo-Silva, Otávio Augusto Rodrigues | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T13:23:16Z | |
| dc.date.available | 2025-10-28T13:23:16Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99011 | |
| dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Denise Cristina Kluge | pt_BR |
| dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 22/05/2025 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Os Treinamentos Perceptuais de Sons Não-nativos (TP) surgiram para melhorar a percepção das consoantes /r, l/ do inglês por japoneses. Com o tempo, expandiramse para outros segmentos (como Voice Onset Time, vogais, tons linguísticos) e contextos (diferentes línguas nativas/alvo, número de sessões, testes de generalização). Diante disso, realizou-se uma Revisão Sistemática (RS) para responder: "Qual é o estado da arte dos TP e quais são possíveis novas direções de pesquisa?". O objetivo principal é reportar e avaliar trabalhos publicados sobre TP, com três metas específicas: analisar sujeitos, experimentos e teorias dos estudos. Com o intuito de responder à pergunta de pesquisa e alcançar o objetivo principal, foram elencados três objetivos específicos: reportar e avaliar acerca dos sujeitos presentes nas pesquisas de TP; reportar e avaliar acerca dos experimentos realizados nas pesquisas de TP; reportar e avaliar acerca de teorias e análises abarcadas nas pesquisas de TP. Os dados das pesquisas foram subdividos em 16 descritores, como ano de publicação e presença de tecnologia. Os procedimentos metodológicos, descritos em detalhes no capítulo 3, consistiram na elaboração da RS: definir as bases de dados utilizadas para consultas (Google Acadêmico e portal de periódicos da CAPES); analisar somente artigos científicos revisados por pares; refinar as palavras-chave da pesquisa e as buscas avançadas em quatorze buscas totais (Google Acadêmico: Conter: Palavras exatas / Presentes no Título; Portal CAPES: Conter as palavras em: Título e Assunto). Foram filtrados 2744 artigos, que passaram pelos critérios de inclusão: ser trabalhos da área de treinamento, pesquisados em português e inglês; indexados nas bases de dados pesquisadas; e ser de acesso gratuito. Após isso, quatro critérios de exclusão foram aplicados: exclusão de artigos repetidos; exclusão de monografias, dissertações e teses; exclusão de pôsteres e trabalhos apresentados em eventos; exclusão de resenhas/resumos/compilações, ou seja, apenas trabalhos empíricos e inéditos foram incluídos. O número de trabalhos que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão foram de 117. Como exemplos de resultados, nota-se um aumento no número de artigos da área de TP (59 trabalhos foram selecionados na década entre 2011 e 2020, e já 34 trabalhos haviam sido publicados entre 2021 e 2024). A maioria dos trabalhos foca no inglês como a língua-alvo (63,5% de todas as pesquisas contaram com o inglês como língua-alvo, enquanto a língua-alvo que ficou com a segunda colocação apresentou somente 8,5% de incidência). A maior parte dos treinamentos contou com 8 ou 9 sessões, em média, e a maior parte das pesquisas, representadas por 67,5% do total, apresentou algum tipo de feedback (divididos entre imediato, universal, ambos, visual etc.) para o participante do treinamento | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: Perceptual Training of Non-Native Sounds (PTNS, in short PT) was initially developed to improve Japanese learners’ perception of English consonants /r, l/. Over subsequent decades and into the 21st century, research expanded to myriad contexts, including diverse segments (e.g., Voice Onset Time in initial consonants, high/low vowels, rounded/unrounded vowels, nasal vowels), suprasegmental factors (e.g., lexical tones in tonal languages, word and sentence stress), varied native/target language pairs, training protocols, delayed retention tests, and generalization tests (e.g., to novel speakers or phonetic contexts). Following an extensive review of theoretical frameworks in humanities, linguistics, phonetics, and phonology, this study conducted a Systematic Review (SR) of PTNS research to address the question: "What is the state of the art in PTNS, and what are potential new research directions?" The primary objective was to evaluate, synthesize, and report published academic works on Perceptual Training through this SR, with three specific goals: analysing participant profiles, assessing experimental designs, and reviewing theoretical frameworks. The data was divided into 16 subcategories of analysis, spanning from the date of the publication of the articles, tasks used for training and software used. Methodological procedures involved searches in Google Scholar and the CAPES Periodicals Portal, focusing on peer-reviewed, open-access articles in English/Portuguese. From 2,744 initial articles, 230 met inclusion criteria (e.g., empirical studies on PTNS), and 117 were retained after full-text screening. Findings revealed a surge in PTNS publications (59 studies in 2011–2020; 34 in 2021–2024), with English as the dominant target language (63.5% of studies; second-place language: 8.5%). Most protocols included 8–9 training sessions, and 67.5% provided feedback (e.g., immediate, visual) | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | pt_BR |
| dc.subject | Fonetica | pt_BR |
| dc.subject | Linguística | pt_BR |
| dc.subject | Letras | pt_BR |
| dc.title | Revisão sistemática de treinamentos perceptuais de sons de não-nativos | pt_BR |
| dc.type | Tese Digital | pt_BR |