dc.contributor.advisor | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T17:52:52Z | |
dc.date.available | 2025-10-20T17:52:52Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98905 | |
dc.description | Orientadora: Ettiène Cordeiro Guérios | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/07/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente tese, que tem como questão investigativa: "Que entendimentos sobre formação pedagógica no curso de licenciatura em Matemática estão manifestos em pesquisas stricto sensu brasileiras no período de 2010 a 2023?", partiu da necessidade de compreender como a formação pedagógica tem sido compreendida nas licenciaturas em Matemática, uma vez que essa formação é frequentemente apontada como fundamental para o exercício da docência dentro dos cursos de licenciatura. Dessa forma, objetivou-se analisar como a formação pedagógica tem sido compreendida nos cursos de licenciatura em Matemática, a partir de pesquisas acadêmicas stricto sensu desenvolvidas no período de 2010 a 2023. Para isso, a metodologia adotada ancorou-se na metanálise qualitativa, permitindo um olhar aprofundado sobre os pontos de convergência entre diferentes estudos, em articulação com etapas da Teoria Fundamentada de Kathy Charmaz (2009), especialmente as codificações inicial, focalizada e teórica. Esse referencial metodológico possibilitou a construção de categorias emergentes a partir da leitura crítica dos resultados e considerações finais das pesquisas analisadas. A fundamentação teórica apoia-se em autores que discutem a formação de professores, cujas contribuições foram essenciais para sustentar a análise crítica da formação pedagógica nos cursos de licenciatura em Matemática nas licenciaturas evidentes nas pesquisas. Como resultado, duas categorias teóricas foram identificadas com base nas pesquisas stricto sensu analisadas: "compreensão indefinida da formação pedagógica", que revela a ausência de clareza conceitual e formativa sobre o que se entende por formação pedagógica; e "manutenção recursiva da estrutura estabelecida", que evidencia a reprodução de um modelo formativo que pouco dialoga com os desafios contemporâneos da docência. Ambas as categorias apontam para a urgência de revisão crítica das estruturas CUR e das práticas formativas vigentes nos cursos de licenciatura em Matemática. A tese conclui que, embora haja reconhecimento da importância da formação pedagógica, sua efetiva compreensão e implementação continuam marcadas por indefinições, fragilidades e distanciamentos entre o discurso acadêmico e a realidade das práticas formativas. Com isso, a formação pedagógica permanece num lugar de recorrente ambiguidade, carecendo de intencionalidade clara, articulação entre teoria e prática, e reconhecimento institucional como eixo estruturante da formação docente | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This thesis, guided by the research question, "What understandings of pedagogical training in undergraduate Mathematics programs are manifested in Brazilian stricto sensu research between 2010 and 2023?", stems from the need to comprehend how pedagogical training has been conceived in Mathematics teacher education programs, considering that such training is frequently identified as essential to teaching practice within these degrees. Accordingly, the study aimed to analyze how pedagogical training has been understood in undergraduate Mathematics programs, based on Brazilian stricto sensu academic research conducted from 2010 to 2023. The methodological approach was grounded in qualitative meta-analysis, allowing for an in-depth examination of convergences across different studies, in articulation with stages of Kathy Charmaz’s (2009) Constructivist Grounded Theory, particularly the initial, focused, and theoretical coding phases. This methodological framework enabled the construction of emergent categories derived from the critical reading of the results and final considerations of the analyzed studies. The theoretical foundation draws upon authors who discuss teacher education, whose contributions were essential to support the critical analysis of pedagogical training in Mathematics undergraduate programs as evidenced in the research corpus. As a result, two theoretical categories were identified: "Undefined understanding of pedagogical training", which reveals a lack of conceptual and formative clarity regarding what is meant by pedagogical training; and "Recursive maintenance of the established structure", which highlights the reproduction of a formative model that scarcely engages with contemporary challenges of teaching. Both categories point to the urgent need for a critical review of curricular structures and current formative practices in Mathematics teacher education programs. The thesis concludes that, although the importance of pedagogical training is widely recognized, its effective understanding and implementation remain marked by ambiguities, weaknesses, and gaps between academic discourse and the realities of formative practices. Consequently, pedagogical training continues to occupy a place of recurrent ambiguity, lacking clear intentionality, articulation between theory and practice, and institutional recognition as a core axis of teacher education | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores de matematica - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação pedagógica nos cursos de licenciatura em matemática : entendimentos revelados em pesquisas stricto sensu no período 2010-2023 | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |