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    O desenvolvimento da produção oral da oclusiva glotal em palavras compostas alemãs através da instrução explícita : um estudo com alunos brasileiros do ensino médio, à luz da complexidade

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    R - T - MICHELE BRUNA DE SOUSA SILVA GAL.pdf (2.972Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Silva, Michele Bruna de Sousa
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este estudo investigou o desenvolvimento da produção da oclusiva glotal ([símbolo internacional de oclusiva glotal]) em palavras compostas do alemão por meio da instrução explícita, a luz da Epistemologia da complexidade. A pesquisa, de caráter longitudinal, acompanhou seis alunos adolescentes de uma escola pública de ensino médio e profissionalizante em Fortaleza, desde o primeiro ano até a metade do segundo ano. O estudo apresenta ineditismo por trabalhar o desenvolvimento da oclusiva glotal por falantes não nativos de alemão e por ser um trabalho com adolescentes. Os participantes, selecionados por representarem um grupo ainda pouco explorado nas pesquisas sobre fonética do alemão como língua não nativa (LNN) em contextos de escola pública brasileira, cumpriram todas as etapas do estudo: questionário inicial, pré-teste, aula de instrução explícita, primeiro pós-teste, atividades de reforço e segundo pós-teste. O processo iniciou-se com a aplicação de um questionário inicial, seguido pela gravação do préteste, no qual os alunos leram 13 palavras (10 palavras teste e 3 distratoras) inseridas na frase-veículo "ich sage", repetidas em três blocos. Paralelamente, os participantes registraram suas impressões, reflexões e dificuldades em um caderno de autonarrativas, mantido ao longo de todas as etapas da pesquisa.Na semana seguinte, receberam uma aula com instrução explícita sobre desafios fonéticos do alemão para falantes de português, com ênfase na produção da oclusiva glotal, seguida por uma sessão de revisão e exercícios práticos. Uma semana após a intervenção, realizou-se um primeiro pós-teste com as mesmas palavras do pré-teste. Nos seis meses seguintes, os alunos participaram de atividades de reforço, com exercícios direcionados sobre a oclusiva glotal, até a aplicação do segundo pós-teste. Dessa vez, as palavras selecionadas eram menos familiares, permitindo avaliar a retenção do aprendizado em contextos pouco frequentes. As análises adotaram uma abordagem individualizada, considerando o ritmo e a evolução particulares de cada aluno, cruzando dados das gravações com as reflexões escritas nos cadernos de autonarrativas. Esses registros revelaram os progressos na produção do som-alvo, e percepções metacognitivas sobre o próprio processo de aprendizagem. Os resultados sugerem que a instrução explícita foi eficaz na promoção da consciência fonética e na retenção da oclusiva glotal, mesmo em palavras menos frequentes. Além disso, as autonarrativas destacaram-se como ferramentas valiosas para compreender as estratégias de aprendizagem dos alunos, reforçando a importância de metodologias que integrem prática reflexiva e ensino direto no contexto de línguas não nativas
     
    Abstract: This study investigated the development of glottal stop ([símbolo internacional de oclusiva glotal) production in German compound words through explicit instruction, in light of the epistemology of complexity. The longitudinal research followed six adolescent students from a public secondary and vocational school in Fortaleza, from their first year to the middle of their second year. The study is unique in that It works on the development of the glottal stop by nonnative speakers of German and because it is a work with adolescents. The participants, selected because they represent a group that has been little explored in research on the phonetics of German as a non-native language (LNN) in Brazilian public school contexts, completed all stages of the study: initial questionnaire, pre-test, explicit instruction class, first post-test, reinforcement activities, and second post-test. The process began with the application of an initial questionnaire, followed by the recording of the pre-test, in which the students read 13 words (10 test words and 3 distractors) inserted in the vehicle sentence "ich sage," repeated in three blocks. At the same time, the participants recorded their impressions, reflections, and difficulties in a selfnarrative notebook, maintained throughout all phases of the research. The following week, they received a class with explicit instruction on the phonetic challenges of German for Portuguese speakers, with an emphasis on the production of the glottal stop, followed by a review session and practical exercises. One week after the intervention, the first post-test was conducted with the same words as the pre-test. Over the next six months, students participated in reinforcement activities, with targeted exercises on the glottal stop, until the second post-test was administered. This time, the selected words were less familiar, allowing for the assessment of learning retention in new contexts. The analyses adopted an individualized approach, considering the particular pace and evolution of each student, cross-referencing data from the recordings with the reflections written in the self-narrative notebooks. These records revealed progress in the production of the target sound and metacognitive perceptions about the learning process itself. The results suggest that explicit instruction was effective in promoting phonetic awareness and retention of the glottal stop, even in less frequent words. In addition, self-narratives stood out as valuable tools for understanding students' learning strategies, reinforcing the importance of methodologies that integrate reflective practice and direct teaching in the context of non-native languages
     
    Zusammenfassung: Diese Studie untersuchte die Entwicklung der Produktion des Glottalverschlusslauts ([símbolo internacional de oclusiva glotal]) in deutschen zusammengesetzten Wörtern durch expliziten Unterricht im Lichte der Komplexitäts-Epistemologie. Die longitudinale Studie begleitete sechs jugendliche Schüler einer öffentlichen Sekundar- und Berufsschule in Fortaleza vom ersten bis zur Mitte des zweiten Schuljahres. Die Studie ist insofern neuartig, als sie sich mit der Entwicklung des Glottalverschlusses bei Nicht-Muttersprachlern des Deutschen befasst und mit Jugendlichen arbeitet. Die Teilnehmer, die ausgewählt wurden, weil sie eine in der Forschung zur Phonetik des Deutschen als Nicht-Muttersprache (LNN) im Kontext brasilianischer öffentlicher Schulen noch wenig untersuchte Gruppe repräsentieren, absolvierten alle Phasen der Studie: einen ersten Fragebogen, einen Vortest, einen expliziten Unterricht, einen ersten Post- Test, Vertiefungsaktivitäten und einen zweiten Post-Test. Der Prozess begann mit der Durchführung eines ersten Fragebogens, gefolgt von der Aufzeichnung des Vortests, in dem die Schüler 13 Wörter (10 Testwörter und 3 Ablenkwörter) lasen, die in den Satz „ich sage" eingefügt und in drei Blöcken wiederholt wurden. Parallel dazu hielten die Teilnehmer ihre Eindrücke, Überlegungen und Schwierigkeiten in einem Notizbuch mit Selbstberichten fest, während aller Phasen der Forschung beibehalten. In der folgenden Woche erhielten sie eine Unterrichtsstunde mit expliziten Anweisungen zu den phonetischen Herausforderungen des Deutschen für Portugiesischsprachige, mit Schwerpunkt auf der Produktion des Glottalverschlusslauts, gefolgt von einer Wiederholungsstunde und praktischen Übungen. Eine Woche nach der Intervention wurde der ersten Post-Test mit denselben Wörtern wie im Vortest durchgeführt. In den folgenden sechs Monaten nahmen die Schüler an Vertiefungsaktivitäten mit gezielten Übungen zum Glottalverschluss teil, bis der zweiten Post-Test durchgeführt wurde. Diesmal waren die ausgewählten Wörter weniger vertraut, sodass die Beibehaltung des Gelernten in neuen Kontexten bewertet werden konnte. Die Analysen erfolgten individuell, unter Berücksichtigung des individuellen Tempos und Fortschritts jedes Schülers, wobei die Daten aus den Aufnahmen mit den schriftlichen Reflexionen in den Selbstberichtsheften abgeglichen wurden. Diese Aufzeichnungen zeigten die Fortschritte bei der Produktion des Ziellauts und metakognitive Wahrnehmungen über den eigenen Lernprozess. Die Ergebnisse deuten darauf hin, dass der explizite Unterricht wirksam war, um das phonetische Bewusstsein und die Beibehaltung des Glottalverschlusses auch in weniger häufigen Wörtern zu fördern. Darüber hinaus erwiesen sich die Selbstberichte als wertvolle Instrumente zum Verständnis der Lernstrategien der Schüler und unterstrichen die Bedeutung von Methoden, die reflektierende Praxis und direkten Unterricht im Kontext von Nicht-Muttersprachen integrieren
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98902
    Collections
    • Teses [242]

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