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dc.contributor.advisorMontaño, Razer Anthom Nizer Rojas, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicadapt_BR
dc.creatorBonafini, Beatriz Leandropt_BR
dc.date.accessioned2025-10-14T19:05:31Z
dc.date.available2025-10-14T19:05:31Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98853
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Razer Anthom Nizer Rojas Montañopt_BR
dc.descriptionMemorial de Projetos (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicadapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O conceito de Inteligência Artificial (IA) é amplamente difundido, mas permanece subjetivo devido às múltiplas definições e abordagens adotadas por diferentes autores. A partir da disciplina de Introdução à IA, foram analisadas quatro grandes perspectivas: pensar como humanos, agir como humanos, pensar racionalmente e agir racionalmente. Essas abordagens refletem tanto a tentativa de replicar o raciocínio humano quanto a busca por desempenho racional e eficiente em máquinas. Além das definições técnicas, foram discutidas questões éticas e filosóficas relacionadas ao avanço da IA, como a substituição de mão de obra, o uso indevido da tecnologia, a responsabilização por erros e os riscos à segurança e aos direitos civis. Também se destacou a importância da governança e da definição de salvaguardas para garantir o uso responsável da IA. Por fim, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que una tecnologia, ética, direito e ciências sociais para mitigar os riscos e promover uma IA transparente, segura e alinhada aos valores humanospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The concept of Artificial Intelligence (AI) is widely disseminated but remains subjective due to the multiple definitions and approaches adopted by different authors. Based on discussions from the Introduction to AI course, four main perspectives were analyzed: thinking like humans, acting like humans, thinking rationally, and acting rationally. These approaches reflect both the attempt to replicate human reasoning and the pursuit of rational and efficient machine performance. In addition to technical definitions, ethical and philosophical issues related to the advancement of AI were addressed, such as the replacement of human labor, the misuse of technology, accountability for errors, and risks to security and civil rights. The importance of governance and the implementation of safeguards was emphasized to ensure the responsible use of AI. Finally, the need for an interdisciplinary approach—integrating technology, ethics, law, and social sciences—is highlighted as essential to mitigate risks and promote transparent, safe, and human-aligned AI systemspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.titleMemorial de projetos : definições e questões éticas da inteligência artificialpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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