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    Vivências afetivas como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola

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    R - E - TATIANA RAMOS.pdf (7.591Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Ramos, Tatiana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este memorial apresenta vivencias e práticas educativas afetivas, voltadas ao ensino-aprendizagem de culturas indígenas nas escolas brasileiras na contemporaneidade, focalizando práticas em arte-educação desenvolvidas no espaço das aulas de artes no Colégio IPEC – Instituto Parnanguara de Educação e Cultura, na cidade de Paranaguá- PR. Tendo em vista os 16 anos da Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas das redes pública e privada do Brasil. O Colégio IPEC, integra a rede privada de ensino no litoral do Paraná que segue a obrigatoriedade da Lei n° 11.645/2008, bem como, a preocupação de uma educação afetiva, onde os sujeitos que estão em desenvolvimento, têm acesso ao conteúdo de um planejamento desenvolvido especialmente para tratar da temática das culturas indígenas. Este planejamento é anual e contínuo – Abril Indígena IPEC – , envolve teoria e práticas educativas em arte-educação, assim como vivências, na escola ou aula de campo. O planejamento tem aplicação a partir de março de 2023 com maior ênfase no mês de abril e segue atualmente, sendo desenvolvido nas aulas de arte do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Cada conteúdo adequado ao desenvolvimento do conhecimento de cada faixa etária. As observações desse memorial se voltam as práticas educativas a partir de como, e de que forma, as culturas indígenas são abordadas nas escolas, como as diversidades culturais são apresentadas no processo de ensino aprendizagem? A partir dos resultados de pesquisas anteriores, durante a minha graduação, foram desenvolvidos e aplicados planos de aulas elaborados colaborativamente com intelectuais indígenas, que nesse período eram estudantes de graduação do ensino superior da Universidade Federal do Paraná, e que participaram na produção de conteúdo e procedimentos pedagógicos para o ensino de suas próprias culturas originárias. Decorrente desse processo um projeto educativo foi elaborado, desenvolvido e aplicado, tendo como mediador um estudante universitário indígena, sendo ele o protagonista do processo de ensino aprendizagem sobre a diversidade cultural e social dos povos indígenas. Nesta prática educativa decorrente dessa experiência intercultural, o vínculo do afeto se mostrou eficaz, sendo o meio escolhido pelos indígenas para estabelecer a aproximação e comunicação com os alunos. Por meio da comunicação afetiva a prática educativa desenvolvida pelo mediador indígena investe na empatia e na compreensão, promovendo valores como o respeito ao coletivo e à pessoa indígena, suas formas de viver coletivamente e a diversidade sociocultural dos povos indígenas brasileiros. O memorial trata não somente do histórico dessa arte-educadora como estudante da especialização em Alternativas para uma Nova Educação, tão pouco, da pesquisadora decana na área de culturas indígenas, mas os efeitos dessas práticas na vida das alunas e alunos que experienciaram essa prática educativa afetiva
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98761
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [216]

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