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dc.contributor.advisorFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Flávia Carolina dapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T14:19:00Z
dc.date.available2025-10-08T14:19:00Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98753
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 11/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, realizada em grande parte, durante a Pandemia do COVID-19, se propôs a investigar como se tece a mobilidade socioespacial de crianças e suas práticas culturais em um bairro antigo e popular localizado na região sul deCuritiba – o bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). De inspiração etnográfica,boa parte dos dados foram produzidos em 2019, por meio das andanças (virtuaise presenciais), conversas com crianças e moradoras/es, análise de documentos históricos, participação em eventos, reuniões, oficinas, conversas de muro, entre outras atividades culturais dentro e fora do bairro. Como aporte teórico utilizamosa ideia de "cultura comum" de Raymond Williams (2015), que rompe com a ideiade uma elitização da cultura e a horizontaliza. Ancoramo-nos também no conceito de redes de interdependências (Elias, 1994), que são compostas por fios que são móveis, elásticos e estão em constante tensão e movimento. As duas crianças participantes desta pesquisa fazem parte de uma mesma configuração social, os dois vivem uma infância pobre, usam os espaços do bairro, utilizam espaços públicos e do terceiro setor (como o projeto Bom Pastore a Associação de Moradores Sabará I) e estudam em escolas públicas. Um dos desfechos desta pesquisa identificou experiências culturais produzidas no próprio bairro, pela Associação de Moradores, e a existência de uma potente rede solidária composta por moradoras/es engajados e que atuam para melhorarsuas comunidades diante de negligências do Estado. A pesquisa identificou crianças que fazem escolhas importantes e cidadãs frente às relações de poder de suas próprias redespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to investigate how the socio-spatial mobility of children andtheir cultural practices are weaved in an old and popular neighborhood located in the southern region of Curitiba – the Cidade Industrial de Curitiba (CIC)neighborhood. Ethnographically inspired, the data of this research wereconstituted through wanderings (virtual and face-to-face), conversations withresidents and children, analysis of historical documents, participation in events,meetings, workshops, wall conversations, among other cultural activities withinand outside the neighborhood As a theoretical contribution we use the idea of "common culture" by Raymond Williams (2015), which breaks with the idea of anelitization of culture and horizontalizes it. We are also anchored in the concept ofinterdependence, which are composed of threads that are mobile, elastic and in constant tension and movement. The children participating in this research arepart of the same social configuration, both live a poor childhood, useneighborhood spaces, use informal public spaces (such as the Bom Pastorproject and the Residents Association), study in public schools. One of the results of this research identified the existence of a powerful solidarity network composedof engaged residents/es who work to improve their communities in the face ofnegligence by the Statept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInfância - Cidade Industrial (Curitiba, PR)pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectGrupos sociais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMobilidade socioespacial e práticas culturais de crianças em um bairro antigo e de trabalhadoras/es de Curitibapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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