Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStelko-Pereira, Ana Carina, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorAlves, Dayse Lorrane Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T14:07:00Z
dc.date.available2025-10-08T14:07:00Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98750
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Ana Carina Stelko Pereirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/06/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese teve como objetivo desenvolver e avaliar uma formação teórico-prática para docentes do Ensino Médio voltada ao enfrentamento do bullying entre estudantes, com foco nas percepções sobre autoeficácia, violência entre pares e uso de estratégias antibullying. O estudo foi estruturado em sete etapas. A primeira consistiu em um estudo preparatório, com duas revisões de escopo: a primeira mapeou evidências sobre possibilidades e desafios da formação docente frente ao bullying e ao cyberbullying; a segunda abordou fatores dos indivíduos e do contexto que influenciam o comportamento dos docentes diante dessas violências, além de sintetizar instrumentos, estratégias antibullying e características de intervenções já existentes. Esses achados subsidiaram a construção do modelo lógico da formação, com ênfase no fortalecimento da autoeficácia docente. Na segunda etapa, foi construída a intervenção "Violências em ambiente educacional e bullying", com carga horária de 60 horas, divididas entre um curso on-line autoinstrucional e a realização presencial de oficinas com estudantes, conduzidas pelos cursistas. A terceira etapa correspondeu ao estudo piloto, cujo objetivo foi testar a sequência, clareza, atratividade e viabilidade do componente on-line. Foram coletados feedbacks em fóruns e chats, além da aplicação de um questionário de satisfação respondido por 57 docentes. Os dados indicaram elevado grau de satisfação e possibilitaram ajustes nos conteúdos e materiais. Na quarta etapa, avaliou-se a validade estrutural e a consistência interna dos instrumentos EPAB, EVE-Docente e EEDB, aplicados a 190 docentes. As escalas demonstraram adequação, com agrupamentos coerentes e cargas fatoriais satisfatórias. A quinta etapa envolveu um estudo transversal com 212 docentes de diferentes estados brasileiros, o qual revelou elevada prevalência de vitimizações presenciais e virtuais entre estudantes, avanços nas práticas educativas e restaurativas adotadas pelos docentes, mas também lacunas na articulação com famílias e serviços de apoio, além da necessidade de aprimoramento de habilidades práticas para a intervenção docente. As etapas seis e sete ocorreram durante a aplicação da formação, entre fevereiro e setembro de 2024, com docentes de escolas públicas de onze municípios do Ceará. A sexta etapa avaliou a satisfação de 85 participantes quanto à adesão, atratividade e relevância da formação, revelando ampla aceitação e reconhecimento de sua utilidade prática. A sétima etapa analisou os efeitos da formação em três momentos: pré-teste, pós-teste e follow-up de três meses. Participaram 162 docentes, sendo 100 no grupo intervenção e 62 no grupo comparação. O grupo intervenção apresentou resultados significativamente superiores, especialmente em autoeficácia (pós-teste: ?M = 2,12, p < 0,001; follow-up: ?M = 2,99, p < 0,001) e no uso de estratégias indicadas (pós teste: ?M = 5,453, p < 0,001; follow-up: ?M = 6,022, p < 0,001), com manutenção dos efeitos no follow-up, indicando a efetividade e a sustentabilidade da intervenção. Conclui-se que a tese oferece evidências sólidas sobre a relevância de formações baseadas em evidências, com foco na autoeficácia docente, para o enfrentamento do bullying, sugerindo seu potencial para incorporação em políticas públicas voltadas à promoção de ambientes escolares mais seguros e saudáveispt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aimed to develop and evaluate a theoretical-practical training program for high school teachers, focused on addressing bullying among students, with an emphasis on teachers’ perceptions of self-efficacy, peer violence, and the use of antibullying strategies. The study was structured into seven stages. The first stage involved a preparatory study with two scoping reviews: the first mapped evidence regarding possibilities and challenges in teacher training to address bullying and cyberbullying; the second examined individual and contextual factors influencing teachers’ behavior toward these forms of violence, as well as synthesizing instruments, anti-bullying strategies, and characteristics of existing interventions. These findings supported the development of the training’s logic model, emphasizing the strengthening of teacher self-efficacy. In the second stage, the intervention "Violence in Educational Settings and Bullying" was developed, consisting of 60 hours divided between a self-instructional online course and face-to-face workshops with students, conducted by the trainees.The third stage consisted of a pilot study aimed at testing the sequence, clarity, attractiveness, and feasibility of the online component. Feedback was collected through forums and chats, along with a satisfaction questionnaire answered by 57 teachers. The data indicated a high degree of satisfaction and allowed adjustments to the content and materials. In the fourth stage, the structural validity and internal consistency of the EPAB, EVE-Docente, and EEDB instruments were assessed, involving 190 teachers. The scales proved to be appropriate, with coherent theoretical groupings and satisfactory factor loadings. The fifth stage involved a cross sectional study with 212 teachers from different Brazilian states. The results revealed a high prevalence of both face-to-face and virtual victimization among students, advances in educational and restorative practices adopted by teachers, but also gaps in articulation with families and support services, in addition to the need to improve practical intervention skills. Stages six and seven took place during the implementation of the training, between February and September 2024, with high school teachers from public schools in eleven municipalities of Ceará, Brazil. The sixth stage assessed the satisfaction of 85 participants regarding engagement, appeal, and relevance of the training, revealing broad acceptance and recognition of its practical utility. The seventh stage analyzed the training outcomes at three time points: pre-test, post test, and a three-month follow-up. A total of 162 teachers participated, with 100 in the intervention group and 62 in the comparison group. The intervention group showed significantly superior outcomes, particularly in self-efficacy (post-test: ?M = 2.12, p < 0.001; follow-up: ?M = 2.99, p < 0.001) and use of recommended strategies (post-test: ?M = 5.453, p < 0.001; follow-up: ?M = 6.022, p < 0.001), with sustained effects at follow-up, indicating the effectiveness and sustainability of the intervention. In conclusion, this thesis provides robust evidence on the relevance of evidence-based training programs focused on teacher self-efficacy for addressing bullying, suggesting their potential incorporation into public policies aimed at promoting safer and healthier school environmentspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectViolência nas escolaspt_BR
dc.subjectInternet - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de uma formação com docentes do ensino médio para o enfrentamento do bullyingpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples