| dc.contributor.advisor | Valentim, Natasha Malveira Costa | pt_BR |
| dc.contributor.other | Damasceno, Eduardo Filgueiras | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.creator | Fernandes, Anderson Mine | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T18:18:41Z | |
| dc.date.available | 2025-10-07T18:18:41Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98730 | |
| dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Natasha Malveira Costa Valentim | pt_BR |
| dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Eduardo Filgueiras Damasceno | pt_BR |
| dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 23/06/2025 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description | Área de concentração: Ciência da Computação | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O sucesso de um curso superior não está atrelado de forma geral apenas a direção e gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES), mas também da coordenação do curso. O coordenador deve possuir diversas competências, pois deverá responder pelas funções pedagógicas, políticas, gerenciais, institucionais e administrativas. Algumas IES não possuem uma regra, concurso ou base para definir um coordenador, sendo este na maioria das vezes indicado ou selecionado por diversos outros motivos, não priorizando as competências profissionais, já citadas aqui, para atuar nesta área, o que muitas vezes pode levar a dificuldades na gestão do curso. Nesse contexto, a educação 4.0 busca apoiar a aquisição de habilidades e competências que poderão ajudar o candidato a conhecer como é a gestão de um Curso Superior com ajuda de recursos tecnológicos e metodologias emergentes. Portanto, nessa tese propõe-se um Simulador de coordenação de cursos, o CoordSim (Coordinator Simulator), que servirá de base para treinar e coletar informações, com a ajuda das TICs, sobre as competências de docentes candidatos ao cargo. Além disso, o sistema auxilia na análise dos dados dos resultados pela metodologia DISC (Dominance, Influence, Stability and Conformity - Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade) para melhorar as competências e habilidades já existentes no coordenador. Para a proposta do CoordSim, foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) para identificar e caracterizar ambientes digitais de treinamento que apoiam o desenvolvimento de habilidades e competências de profissionais da educação. No entanto, foi identificado que a maioria dos ambientes de treinamento não apoiam em conjunto as habilidades pedagógicas, administrativas e políticas de um profissional da educação, o que levou a proposta do CoordSim. O CoordSim é um sistema web de simulação, capaz de disparar tarefas para que o aprendiz possa ser treinado no cargo de coordenador de Cursos, trabalhando habilidades pertinentes a esse papel. Além disso, o CoordSim busca apoiar uma melhor imersão do coordenador ao longo do uso do sistema. Dois estudos foram realizados com o CoordSim, o 1º com especialistas em metodologia DISC, para caracterizar as respostas das tarefas do sistema e o 2º com coordenadores de curso superior. O 1º estudo teve como objetivo caracterizar as tarefas e respostas do CoordSim segundo a metodologia DISC. Já o 2º estudo foi realizado para avaliar a facilidade de uso, utilidade percebida e intenção de uso futuro dos coordenadores de curso sobre o CoordSim. Com a utilização deste simulador, os coordenadores passam a ser melhor preparados para a gestão de seu curso, além de poder contribuir com o atendimento e o trato nos processos administrativos, melhorando os procedimentos tanto com a IES, quanto com o corpo docente e o discente. Por fim, ainda há a contribuição para a área de Informática, sendo aplicados neste projeto técnicas de interoperabilidade web com a simulação de eventos necessários para o treinamento | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: The success of a higher education course is not generally linked only to the direction and management of a Higher Education Institution (HEI), but also to the coordination of the course. The coordinator must have several skills, as he or she will be responsible for pedagogical, political, managerial, institutional and administrative functions. Some HEIs do not have a rule, competition or basis for defining a coordinator, and in most cases the coordinator is indicated or selected for several other reasons, not prioritizing the professional skills, already mentioned here, to work in this area, which can often lead to difficulties in managing the course. In this context, Education 4.0 seeks to support the acquisition of skills and competencies that can help the candidate to understand how to manage a Higher Education Course with the help of technological resources and emerging methodologies. Therefore, this thesis proposes a course coordination simulator, CoordSim (Coordinator Simulator), which will serve as a basis for training and collecting information, with the help of ICTs. In addition, the system assists in analyzing the data from the results using the DISC methodology (Dominance, Influence, Stability and Conformity) to improve the competencies and skills already existing in the coordinator. For the CoordSim proposals, a Systematic Mapping Study (SMS) was carried out to identify and characterize digital training environments that support the development of skills and competencies of education professionals. However, it was identified that most training environments do not jointly support the pedagogical, administrative and political skills of an education professional, which led to the proposal of CoordSim. CoordSim is a web simulation system capable of triggering tasks so that the apprentice can be trained in the position of course coordinator, working on skills relevant to this role. Furthermore, CoordSim seeks to support better immersion of the coordinator throughout the use of the system. Two studies were conducted with CoordSim, the first with experts in DISC methodology, to characterize the responses of the system’s tasks and the second with higher education course coordinators. The first study aimed to characterize the tasks and responses of CoordSim according to the DISC methodology. The second study was conducted to evaluate the ease of use, perceived usefulness and intention of future use of CoordSim by course coordinators. Using this simulator, coordinators become better prepared to manage their courses, in addition to contributing to customer service and administrative processes, improving procedures with the HEI, faculty, and students. Finally, it also contributes to the IT field, as this project applies web interoperability techniques to simulate events required for training | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Universidades e faculdades - Pós-graduação | pt_BR |
| dc.subject | Orientadores educacionais - Treinamento | pt_BR |
| dc.subject | Ciência da Computação | pt_BR |
| dc.title | CoordSim : um simulador de treinamento de coordenações de curso de graduação utilizando conceitos da educação 4.0 | pt_BR |
| dc.type | Tese Digital | pt_BR |