Explorando potencialidades de educação crítica em língua inglesa oportunizadas pelo contexto do ensino médio integrado ao técnico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Resumo
Resumo: Esta tese de doutoramento teve como objetivo explorar potencialidades da educação crítica em língua inglesa viabilizadas pelas características do Ensino Médio integrado ao técnico cuja oferta é realizada através da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com esse intuito, buscou-se desenvolver e analisar práticas pedagógicas que contemplassem a integração entre a educação crítica em língua inglesa e os conhecimentos técnicos do curso de Programação de Jogos Digitais do Instituto Federal do Paraná, onde leciono. Com a colaboração de docentes do núcleo técnico do referido curso, foi desenvolvida uma proposta didática, voltada a uma turma de segundo ano do curso, que girou em torno do tema política e ativismo. Tal proposta culminou com uma tarefa na qual os estudantes planejaram a estrutura básica de um jogo digital associando as reflexões realizadas sobre o tema, explorado nas aulas de inglês, com conhecimentos técnicos adquiridos ao longo de seu curso. A presente pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2009; André, 2013), dialoga com o que se convencionou chamar pesquisa-ação (Jesus et al., 2014; Thiollent e Colette, 2014; Crookes, 1993), devido a seu caráter colaborativo e propositivo. Apoia-se ainda em perspectivas de educação crítica, tais como a Pedagogia Crítica (Freire, 1967; Freire, 2002; Freire, 2008; Freire, 2013, Freire; Shor, 2013), o Letramento Crítico (Luke; Dooley, 2011; Luke, 2014; Janks, 2013; Duboc, 2014; Tílio, 2012; Jordão; Fogaça, 2007) e a Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2009) e indisciplinar (Moita Lopes, 2008a), ao mesmo tempo em que se vincula à concepção de língua como prática social (Bakhtin, 2015a; Bakhtin, 2016a; Medviédev, 2012; Volóchinov, 2017). Para analisar o alcance da proposta didática desenvolvida, foram gerados os seguintes dados: entrevistas realizadas com os estudantes, um questionário respondido pelos alunos de forma individual e as notas de um diário reflexivo mantido por mim, professora/pesquisadora, no decorrer de todo o processo. Além disso, foram gravadas e transcritas as aulas correspondentes à implementação da proposta didática e as entrevistas com os estudantes. Como aporte teórico metodológico para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Dialógica do Discurso (Brait, 2006, 2008), de orientação bakhtiniana. É possível concluir que a promoção de práticas pedagógicas adequadas permitiu aos estudantes desenvolver reflexões sobre ativismo por meio da educação crítica em língua inglesa e integrá-las com sucesso aos conhecimentos técnicos adquiridos ao longo de seu curso Abstract: This doctoral thesis aimed to explore potential opportunities of critical education in English enabled by the characteristics of the secondary technical education which is offered by the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. With this aim, I sought to develop pedagogical practices that favored the integration between critical education in English and the technical knowledge acquired in the Digital Games Programming course at the Federal Institute of Paraná, where I teach. With the collaboration of teachers from the technical core of the aforementioned course, a unit plan was developed, aimed at second-year students of the course, which revolved around the theme of politics and activism. This unit plan culminated in a task in which students developed the basic structure of a digital game, associating thoughts developed on the topic, explored in English classes, with technical knowledge acquired throughout their course. This research, which adopts a qualitative and interpretive approach (Bortoni-Ricardo, 2009; André, 2013), is in dialogue with what is conventionally called action research (Jesus et al., 2014; Thiollent e Colette, 2014; Crookes, 1993), due to its collaborative and propositional nature. It is also based on critical education perspectives, such as Critical Pedagogy (Freire, 1967; Freire, 2002; Freire, 2008; Freire, 2013, Freire; Shor, 2013), Critical Literacy (Luke; Dooley, 2011; Luke , 2014; Janks, 2013; Duboc, 2014; Tílio, 2012; Jordão; Fogaça, 2007) as well as Critical (Pennycook, 2009) and Indisciplinary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2008a). Besides, it adopts the conception of language as a social practice (Bakhtin, 2015a; Bakhtin, 2016a; Medviédev, 2012; Volóchinov, 2017). To analyze the scope of the aforementioned unit plan, the following data were gathered: interviews carried out with students, a questionnaire answered by students individually and notes from a reflexive diary kept by me, teacher/researcher, over the course of the entire process. Furthermore, the classes corresponding to the implementation of the unit plan and the interviews with the students were recorded and transcribed. Dialogical Discourse Analysis (Brait, 2006, 2008), of Bakhtinian orientation, was used as the theoretical methodological support for data analysis. It can be concluded that the promotion of appropriate pedagogical practices allowed students to develop reflections on activism through critical education in English and successfully integrate them into technical knowledge acquired throughout their course
Collections
- Teses [241]