dc.contributor.advisor | Weinhardt, Marilene, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Ogliari, Edinéia Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T16:11:41Z | |
dc.date.available | 2025-09-26T16:11:41Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98586 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Marilene Weinhardt | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/08/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Literários | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta tese investiga as articulações entre escritas de si e ficção histórica na literatura brasileira contemporânea, com foco em quatro obras produzidas por autores paranaenses: Como eu se fiz por si mesmo (1994), de Jamil Snege; Mano, a noite está velha (2011), de Wilson Bueno; Herança de Maria (2011), de Domingos Pellegrini; e Chove sobre minha infância (2000), de Miguel Sanches Neto. A pesquisa parte da hipótese de que essas obras, ao mobilizarem elementos de natureza autobiográfica e memorialística, não apenas expõem trajetórias individuais, mas também reconfiguram modos de narrar o passado, propondo formas narrativas híbridas e ambíguas que atualizam o romance histórico em suas reconfigurações contemporâneas. Recuperando as contribuições teóricas sobre o pacto autobiográfico (Lejeune, 2008), e chegando à autoficção (Doubrovsky, 2014, Alberca, 2013), bem como considerando as transformações do romance histórico (Jameson, 2007, Anderson, 2007) e os modos de se entender a história a partir da História Nova, o trabalho analisa como as narrativas estudadas operam no entrecruzamento entre memória pessoal e história coletiva, entre invenção e testemunho, entre intimidade e representação de contextos sociais e culturais mais amplos. A análise demonstra que tais narrativas investem em vozes subjetivas, experiências fragmentadas e microhistórias que incorporam aspectos da vida familiar, das transformações urbanas, dos traços culturais regionais e de eventos decisivos da história recente brasileira, como a ditadura civil-militar, a redemocratização e as mudanças no mundo do trabalho. Ao destacar o modo como essas narrativas atualizam os contornos da ficção histórica brasileira e atribuem novos sentidos ao gesto de narrar a si mesmo, a pesquisa contribui para o debate sobre os deslocamentos genéricos e epistemológicos da literatura contemporânea, especialmente no que diz respeito à representação da subjetividade em diálogo com os processos históricos | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study investigates the interplay between life-writing and historical fiction in contemporary Brazilian literature, focusing on four works by authors from the state of Paraná: Como eu se fiz por si mesmo (1994), by Jamil Snege; Mano, a noite está velha (2011), by Wilson Bueno; Herança de Maria (2011), by Domingos Pellegrini; and Chove sobre minha infância (2000), by Miguel Sanches Neto. The study begins with the hypothesis that these works, by mobilizing autobiographical and memoristic elements, do not merely expose individual trajectories but also reshape the ways in which the past is narrated. They propose hybrid and ambiguous narrative forms that renew the historical novel in its contemporary configurations. Drawing on theoretical contributions regarding the autobiographical pact (Lejeune, 2008), and advancing toward the notion of autofiction (Doubrovsky, 2014; Alberca, 2013), as well as considering the transformation of the historical novel (Jameson, 2007; Anderson, 2007) and the redefinitions of history proposed by the New History movement, this research analyses how the selected narratives operate at the intersection of personal memory and collective history, of invention and testimony, of intimacy and the representation of broader social and cultural contexts. The analysis demonstrates that these narratives invest in subjective voices, fragmented experiences, and microhistories that incorporate aspects of family life, urban-transformations, regional cultural traits, and key events in Brazil’s recent history, such as the civil-military dictatorship, the democratization process, and changes in the world of labor. By highlighting the ways in which these narratives renew the contours of Brazilian historical fiction and confer new meanings on the act of narrating the self, this research contributes to the debate on generic and epistemological shifts in contemporary literature, particularly concerning the representation of subjectivity in dialogue with historical process | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: Esta tesis investiga las articulaciones entre escrituras de sí y ficción histórica en la literatura brasileña contemporánea, con enfoque en cuatro obras producidas por autores paranaenses: Como eu se fiz por si mesmo (1994), de Jamil Snege; Mano, a noite está velha (2011), de Wilson Bueno; Herança de Maria (2011), de Domingos Pellegrini; y Chove sobre minha infância (2000), de Miguel Sanches Neto. La investigación parte de la hipótesis de que estas obras, al movilizar elementos de carácter autobiográfico y memorialístico, no solo exponen trayectorias individuales, sino que también reconfiguran modos de narrar el pasado, proponiendo formas narrativas híbridas y ambiguas que actualizan la novela histórica en sus reconfiguraciones contemporáneas. Retomando las contribuciones teóricas sobre el pacto autobiográfico (Lejeune, 2008), y llegando a la autoficción (Doubrovsky, 2014; Alberca, 2013), así como considerando las transformaciones de la novela histórica (Jameson, 2007; Anderson, 2007) y las formas de entender la historia a partir de la Nueva Historia, el trabajo analiza cómo las narrativas estudiadas operan en la intersección entre memoria personal e historia colectiva, entre invención y testimonio, entre intimidad y representación de contextos sociales y culturales más amplios. El análisis demuestra que tales narrativas invierten en voces subjetivas, experiencias fragmentadas y microhistorias que incorporan aspectos de la vida familiar, de las transformaciones urbanas, de los rasgos culturales regionales y de eventos decisivos de la historia reciente brasileña, como la dictadura civil-militar, la redemocratización y los cambios en el mundo del trabajo. Al destacar el modo en que estas narrativas actualizan los contornos de la ficción histórica brasileña y atribuyen nuevos sentidos al gesto de narrarse a sí mismo, la investigación contribuye al debate sobre los desplazamientos genéricos y epistemológicos de la literatura contemporánea, especialmente en lo que se refiere a la representación de la subjetividad en diálogo con los procesos históricos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira - Paraná - Ficção | pt_BR |
dc.subject | Ficção histórica brasileira | pt_BR |
dc.subject | Memória na literatura | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Relações entre escritas de si e ficção histórica : quatro casos da cena paranaense | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |