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dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparano, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativaspt_BR
dc.creatorBilibiu, Andreia Cristina Pellenzpt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T19:20:26Z
dc.date.available2025-09-25T19:20:26Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98577
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tomás Sparano Martinspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho abordou a criação de um programa de relacionamento efetivo e de longo prazo para associados empresariais (PJ) de uma cooperativa do Sicredi. A proposta visou aumentar a participação desses associados, que estão abaixo do índice ISA (Índice de Soluções por Associado), indicador que mede o engajamento dos cooperados com os produtos e serviços da cooperativa (que deve ser superior a cinco). Por meio de um diagnóstico baseado em dados do BI, identificou-se que um número significativo de associados PJ possui baixa fidelidade à cooperativa, possivelmente por falta de clareza sobre os benefícios da instituição em comparação com alternativas do mercado financeiro. Além disso, o problema foi corroborado em entrevistas com gerentes de agências, os quais buscaram entender os motivos pelos quais a cooperativa não é a principal escolha dos associados empresariais. A solução proposta envolveu a criação de um programa de relacionamento estruturado que valorize a cultura cooperativista e o diferencial competitivo da cooperativa, ao mesmo tempo em que atende às necessidades específicas dos associados PJTpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed the creation of an effective and long-term relationship program for business associates (PJ – acronym in Portuguese) of a Sicredi cooperative. The proposal was to increase the participation of these associates, who are below the ISA (Associate Solutions Index – acronym translate to English), an indicator that measures the engagement of cooperative members with the products and services of the cooperative and should be above five. Through a diagnosis based on Software data called BI, it was identified that a significant number of business associates have low loyalty to the cooperative, possibly due to a lack of clarity regarding the institution’s benefits in comparison to alternatives in the financial market. Additionally, the problem was corroborated through interviews with branch managers, who sought to understand the reasons why cooperation is not the primary choice for business associates. The proposed solution involved creating a structured relationship program that values the cooperative culture and the cooperative’s competitive advantage, while also meeting the specific needs of the business associatespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCooperativas de créditopt_BR
dc.subjectBancos - Serviços ao clientept_BR
dc.subjectCooperativismo - Brasilpt_BR
dc.titleComo disseminar um programa de relacionamento e cultura cooperativista efetivo e de longo prazo com associados PJ, para aumentar sua participação na cooperativapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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