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dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorVilha, Marcos Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T17:19:45Z
dc.date.available2025-09-22T17:19:45Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98519
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 14/08/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Física Escolar desempenha papel estratégico na formação dos estudantes, ao utilizar o movimento corporal como meio de favorecer o desenvolvimento físico, motor e social. Suas práticas são fundamentais para o estímulo às diferentes valências físicas, como coordenação, força, resistência, velocidade. Observa-se, por outro lado, que, desde muito cedo, as tecnologias digitais integram o cotidiano dos estudantes, influenciando a forma como respondem aos métodos tradicionais de ensino e ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar. Nesse contexto, esta pesquisa problematiza como os professores de Educação Física entendem e utilizam as TDIC nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivo geral da pesquisa é compreender os discursos de professores de Educação Física sobre as TDIC nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa e tem caráter exploratório em relação aos seus propósitos. Os delineamentos tomados consistiram na aplicação de um questionário impresso, no segundo semestre de 2024, a professores de Educação Física de uma regional de Curitiba. O corpus de análise é composto pelas transcrições das respostas produzidas pelos 11 professores participantes da pesquisa. Os resultados foram examinados por meio do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de vertente francesa, o qual visa problematizar a transparência da linguagem que é atravessada por efeitos ideológicos. A análise dos discursos docentes revelou sentidos de inclusão, efetividade, aprendizagem, formatação, praticidade, motivação, pertencimento e apropriação, mostrando que o uso das TDIC favorece tanto a participação ativa dos alunos quanto a compreensão de conteúdos técnicos, históricos e lúdicos, por meio de recursos como vídeos, apps e plataformas digitais. Conclui-se que o estudo contribuiu para aprofundar a compreensão sobre a implementação das TDIC na Educação Física Escolar em uma das regionais da capital paranaense, demonstrando que a apropriação consciente dessas tecnologias pode potencializar a aprendizagem, a inclusão e a motivação dos estudantes, além de fornecer subsídios para futuras pesquisas na áreapt_BR
dc.description.abstractAbstract: School Physical Education assumes a strategic role in students’ formation by employing bodily movement to foster physical, motor, and social development. Its practices are fundamental for stimulating different physical capacities, such as coordination, strength, endurance, and speed. On the other hand, it is observed that, from a very early age, digital technologies have become part of students’ daily lives, influencing the way they respond to traditional teaching methods and to the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the school environment. Within this context, this research investigates how Physical Education teachers understand and employ DICT in the early years of Elementary Education. The general objective of the study is to comprehend the discourses of Physical Education teachers regarding the use of DICT in the early years of Elementary Education. Methodologically, the research adopts a qualitative approach and assumes an exploratory character in relation to its purposes. The procedures consisted of applying a printed questionnaire, in the second semester of 2024, to Physical Education teachers from one regional division of Curitiba. The corpus of analysis comprises the transcriptions of the responses produced by the 11 participating teachers. The results were examined through the theoretical and methodological framework of French Discourse Analysis, which seeks to question the supposed transparency of language, always traversed by ideological effects. The analysis of teachers’ discourses revealed meanings related to inclusion, effectiveness, learning, formatting, practicality, motivation, belonging, and appropriation, indicating that the use of DICT fosters both students’ active participation and their comprehension of technical, historical, and playful content, through resources such as videos, apps, and digital platforms. It is concluded that this study has contributed to deepening the understanding of the implementation of DICT in School Physical Education within one of the regional divisions of the capital of Paraná, demonstrating that the conscious appropriation of such technologies can enhance learning, inclusion, and student motivation, in addition to providing support for future research in the fieldpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Tecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDiscursos de professores de educação física sobre as tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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