| dc.contributor.author | Campos, Vania Pais Cabral Castelo | |
| dc.contributor.author | Souza, Giovana Taborda de | |
| dc.contributor.author | Bonfim, Ketlyn Gouveia | |
| dc.contributor.author | Batista, Sibele Paola | |
| dc.contributor.author | Cominese, Guilherme | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Juliano Kucek | |
| dc.contributor.author | Kainak, João Vitor | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-17T15:39:06Z | |
| dc.date.available | 2025-09-17T15:39:06Z | |
| dc.date.issued | 2025-05 | |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98450 | |
| dc.description | Este trabalho foi desenvolvido por acadêmicos e docente do Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) matriculados na disciplina Introdução à Anatomia dos Animais Domésticos vinculados ao Projeto Extensionista "Conhecer, respeitar e produzir aves: modelos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem". Aborda questões que afetam diretamente a comercialização de ovos de galinhas domésticas (Gallus gallus) correlacionadas às dúvidas sobre o valor nutricional deste alimento. Por meio de folders, a equipe questiona o público alvo sobre alguns assuntos que podem ser considerados mitos ou verdade, tais como : (1) Conservação adequada de ovos pelo consumidor; (2) Lavagem de ovos; (3) Por que existem ovos de duas gemas e (4) Há diferença no valor nutricional dos ovos de coloração branca ou vermelha? De maneira divertida e integrativa, essa ferramenta pedagógica tornou-se eficaz na desmistificação de algumas informações sobre ovos de galinha doméstica à população. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This work was developed by students and a professor from the Animal Science Program at the Federal University of Paraná (UFPR), enrolled in the course "Introduction to the Anatomy of Domestic Animals" linked to the Extension Project "Knowing, Respecting, and Producing Poultry: Alternative Teaching Models in the Teaching-Learning Process." It addresses issues that directly affect the marketing of domestic chicken (Gallus gallus) eggs, correlated with questions about the nutritional value of this food. Using brochures, the team questions the target audience on topics that can be considered myths or truth, such as: (1) Proper egg storage by the consumer; (2) Egg washing; (3) Why do two-yolk eggs exist; and (4) Is there a difference in the nutritional value of white or red eggs? In a fun and inclusive way, this pedagogical tool has been effective in demystifying some information about domestic chicken eggs to the public. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.subject | ovos, galinha, nutrição | pt_BR |
| dc.title | Mito ou Verdade? Curiosidades sobre ovos de galinha doméstica. | pt_BR |
| dc.type | Learning Object | pt_BR |