| dc.contributor.advisor | Meier, Wander Mateus Branco, 1985- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.creator | Goes, Ana Carolina Cordeiro de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-09-16T20:03:16Z | |
| dc.date.available | 2025-09-16T20:03:16Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98440 | |
| dc.description | Orientador: Wander Mateus Branco Meier | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de estado do conhecimento com foco na formação continuada de professores de Matemática por meio da prática do Estudo de Aula. A partir da análise de 49 artigos científicos, buscou-se mapear as principais abordagens, estratégias e impactos dessa prática formativa no contexto educacional. O foco central deste estudo está nos 30 artigos que têm como sujeitos professores em exercício, ou seja, docentes atuantes na Educação Básica em processos de formação continuada. Com base em autores como Oliveira e Ponte (1997), Quaresma e Ponte (2017), Shulman (1986), Ponte (1994, 2012, 2014) e Garcia (1999), a pesquisa destaca o Estudo de Aula como um processo potente e colaborativa, capaz de promover reflexão crítica sobre a prática docente, aprimorar o conhecimento didático e incentivar a transformação das estratégias pedagógicas. Os resultados evidenciam o potencial do Estudo de Aula para fortalecer o desenvolvimento profissional docente, alinhando teoria e prática por meio de processos colaborativos, observacionais e reflexivos. Esta revisão oferece uma visão abrangente das tendências, desafios e avanços relacionados à formação continuada, contribuindo para o fortalecimento das políticas e práticas educacionais voltadas à qualificação dos professores que ensinam Matemática | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada - Professores | pt_BR |
| dc.title | O desenvolvimento profissional em formação continuada dos professores que ensinam matemática por meio do estudo de aula : uma revisão bibliográfica de estado do conhecimento | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |