Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeier, Wander Mateus Branco, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorGoes, Ana Carolina Cordeiro dept_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T20:03:16Z
dc.date.available2025-09-16T20:03:16Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98440
dc.descriptionOrientador: Wander Mateus Branco Meierpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de estado do conhecimento com foco na formação continuada de professores de Matemática por meio da prática do Estudo de Aula. A partir da análise de 49 artigos científicos, buscou-se mapear as principais abordagens, estratégias e impactos dessa prática formativa no contexto educacional. O foco central deste estudo está nos 30 artigos que têm como sujeitos professores em exercício, ou seja, docentes atuantes na Educação Básica em processos de formação continuada. Com base em autores como Oliveira e Ponte (1997), Quaresma e Ponte (2017), Shulman (1986), Ponte (1994, 2012, 2014) e Garcia (1999), a pesquisa destaca o Estudo de Aula como um processo potente e colaborativa, capaz de promover reflexão crítica sobre a prática docente, aprimorar o conhecimento didático e incentivar a transformação das estratégias pedagógicas. Os resultados evidenciam o potencial do Estudo de Aula para fortalecer o desenvolvimento profissional docente, alinhando teoria e prática por meio de processos colaborativos, observacionais e reflexivos. Esta revisão oferece uma visão abrangente das tendências, desafios e avanços relacionados à formação continuada, contribuindo para o fortalecimento das políticas e práticas educacionais voltadas à qualificação dos professores que ensinam Matemáticapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional em formação continuada dos professores que ensinam matemática por meio do estudo de aula : uma revisão bibliográfica de estado do conhecimentopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples