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    Cadernos de planejamento didático elaborados por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental : as aulas para ensinar história

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    R - T - MARCELO ANTONIO BUENO MORAES.pdf (5.313Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Moraes, Marcelo Antonio Bueno
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida para a produção de tese junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. O objetivo geral é analisar o entrecruzamento de diferentes instâncias curriculares que se expressam – ou se materializam – nos planos de ensino de professores dos anos iniciais. No caso em estudo, o material empírico é constituído por 6 (seis) cadernos pedagógicos de planejamento didático, produzidos por docentes que atuam em uma rede municipal de ensino, procurando destacar elementos relacionados à disciplina de História. Os objetivos específicos foram assim definidos: objetivos específicos: a) Identificar referências aos processos de planejamento docente presentes nas orientações nacionais, estaduais e municipais, bem como nas orientações estaduais para a formação docente em nível médio; b) Identificar indícios e evidências da presença de elementos do currículo prescrito que foram incorporados aos planos registrados em cadernos pedagógicos de planejamento das atividades didáticas para os anos iniciais, em especial quanto à produção das aulas de História; c) Localizar, nos planos de ensino, a presença de temas ou assuntos que não decorrem das orientações curriculares oficiais; d) Mapear recursos e materiais didáticos inseridos pelos professores dos anos iniciais na produção das aulas da disciplina de História, observando em especial a frequência e o uso do livro didático de história nesse processo. A pesquisa é documental e utiliza análise dos conteúdos dos documentos selecionados, como legislações e os cadernos pedagógicos de planejamento didático dos anos iniciais. Entre os resultados evidencia-se que os cadernos de planejamento materializam predominantemente as orientações derivadas da matriz curricular municipal, mas também expressam opções e decisões tomadas pelas professoras na organização de suas aulas para ensinar História. Observa-se que o espaço de autonomia docente é limitado pelos processos de organização geral do planejamento, pelas atividades formativas proporcionadas pelo sistema e pelas formas de acompanhamento e controle, tais como as visitas às escolas pelos técnicos e ainda pelos testes de larga escala que são aplicados aos alunos em âmbitos estadual e nacional
     
    Abstract: The research was developed for the production of a doctoral thesis within the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná, in the Research Line Culture, School and Educational Processes. The general objective is to analyze the intersection of different curricular instances that are expressed in the teaching pedagogical plans of primary school teachers. The empirical material comprises six (6) pedagogical planning notebooks, produced by teachers working in a municipal school system, with a focus on highlighting elements related to the subject of History. The specific objectives are defined as follows: a) To identify references to the processes of teacher planning present in national, state, and municipal guidelines, as well as in state-level guidelines for teacher education at the secondary level; b) To identify signs and evidence of the presence of elements from the prescribed curriculum that have been incorporated into the teaching plans recorded in the pedagogical notebooks for the early years, particularly regarding the production of History lessons;c) To locate, within the teaching plans, the presence of themes or topics that do not derive from official curricular guidelines; d) To map the resources and teaching materials incorporated by primary school teachers in the development of History lessons, with special attention to the frequency and use of the History textbook in this process. Methodologically this is a documentary study that analyses the content of selected documents such as educational and curricular laws and the pedagogical notebooks of didactic planning produced by teachers of primary school. The results show that the planning notebooks predominantly materialize the guidelines derived from the municipal curriculum, but they also express choices and decisions made by teachers in organizing their History lessons. It is observed that the space for teacher autonomy is constrained by the general planning structure, the training activities provided by the education system, and the mechanisms of monitoring and control, such as school visits by technical staff and large-scale assessments applied to students at both state and national levels
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98429
    Collections
    • Teses [488]

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