Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFerraz, Dirce Hufpt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T15:25:36Z
dc.date.available2025-09-16T15:25:36Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98403
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Sonia M. C. Haracemivpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo como responsabilidade e legalidade as Instituições de Ensino Superior quanto à formação do docente voltada à Educação Básica, essa tese partiu do problema: qual a relação entre as trajetórias acadêmica e profissional na formação docente? O objetivo foi: correlacionar as trajetórias de vida acadêmica e profissional do docente nos processos de formação inicial e continuada da primeira turma do Curso de Pedagogia da Faculdade Adventista do Paraná – Maringá. Para tanto, buscou-se, nas histórias de vida de professores egressos de 2019, identificar a contribuição do processo formativo inicial acadêmico para atuação em diferentes funções educativas, em escolas da própria Rede Educacional Adventista. Com base nas pesquisas sobre histórias de vida de professores, formação acadêmica e formação continuada e considerando os ideários epistemológicos que sustentam os temas histórias de vida e formação de professores, a presente investigação adotará como referenciais teóricos centrais os estudos de Paulo Freire, que afirma que o docente é sempre discente, pois quem ensina aprende. António Nóvoa, Maurice Tardif, Clermont Gualtier, Francisco Imbernón, Ellen White e Marie-Christine Josso apresentam estudos colocando a importância da história comparada da formação inicial e continuada no que diz respeito ao processo de profissionalização da profissão docente, que deve abranger toda a escolaridade do professor, que começa na formação universitária inicial, valida-se na carreira profissional e segue pela vida toda. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, e de abordagem narrativa. Os instrumentos de coleta de dados foram constituídos de um questionário com três campos investigativos, para o qual se utilizou o Google-Forms, e um roteiro para escrita do memorial, com objetivo de identificar na história de vida dos participantes a formação acadêmica e profissional, todos enviados e respondidos de forma on-line. Participaram da pesquisa 20 professores egressos da Faculdade Adventista do Paraná, da 1ª turma do Curso de Pedagogia. O locus da pesquisa foi a Rede Educacional Adventista do Sul do Brasil, cuja direção é exercida pela Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação – Iasbe –, com sede na cidade de Curitiba-PR. A Iasbe constitui uma rede de ensino privada confessional que coordena e supervisiona as unidades escolares dos três estados da Região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados à luz do método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados evidenciam a urgência de reconfigurar o currículo formativo do Curso de Pedagogia, de forma a proporcionar aos licenciandos a articulação entre saberes teóricos e práticos. Tal articulação possibilita a construção de estratégias e metodologias de intervenção, cooperação e reflexão acerca da prática educativa, preparando-os para assumir, com competência, a complexidade do exercício docente, respaldados por conhecimentos científicos, culturais, contextuais e pessoaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering the responsibility and legality of Higher Education Institutions regarding teacher training focused on Basic Education, this thesis started from the problem: What is the relationship between academic and professional trajectories in teacher training? The objective was: To correlate the academic and professional life trajectories of teachers in the initial and continuing education processes of the first class of the Pedagogy Course at the Adventist College of Paraná - Maringá. To this end, it sought to identify in the life stories of teachers, graduates of 2019, in their voices the contribution in the initial academic training process for acting in different educational functions, in schools of the Adventist Educational Network itself. Based on research on teachers' life stories, academic training and continuing education, and considering the epistemological ideals that support the themes of life stories and teacher training, this research will adopt as central theoretical references the studies of Paulo Freire, who states that the teacher is always a learner, because those who teach learn. António Nóvoa, Maurice Tardif, Clermont Gualtier, Francisco Imbernón, Ellen White and Marie-Christine Josso present studies highlighting the importance of the comparative history of initial and continuing education, with regard to the process of professionalization of the teaching profession, which should encompass the entire schooling of the teacher, from initial university training, validating itself in the professional career and continuing throughout life. This is a qualitative, exploratory-descriptive research with a narrative approach. The data collection instruments consisted of a questionnaire with three investigative fields, through Google Forms, and a guide for writing the memorial, with the objective of identifying the participants' academic and professional background in their life stories. All of these were sent and answered on-line. Twenty teachers who graduated from the Adventist College of Paraná, from the first class of the Pedagogy Course, participated in the research. The research locus was the Adventist Educational Network in Southern Brazil, which is directed by the Southern Brazilian Adventist Education Institution – Iasbe, headquartered in the city of Curitiba-PR. Iasbe is a private, confessional education network that coordinates and supervises the school units distributed in the three states of the southern region – Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. The data collected were analyzed using Bardin's Content Analysis method (2011). The results highlight the urgency of reconfiguring the Pedagogy Course's training curriculum, in order to provide undergraduate students with the ability to articulate theoretical and practical knowledge. This articulation enables the construction of strategies and methodologies for intervention, cooperation and reflection on educational practice, preparing them to competently assume the complexity of teaching, supported by scientific, cultural, contextual and personal knowledgept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de educação infantil - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHistórias de vida da formação inicial e continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da Rede Educacional Adventista Sulpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples