Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.creatorOliveira, Andressa Calacans dept_BR
dc.date.accessioned2025-09-15T19:37:59Z
dc.date.available2025-09-15T19:37:59Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98394
dc.descriptionOrientador: Professora Dra. Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Professora Dr(a) Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Pedagogia Empresarial na prática do pedagogo nas escolas públicas de Colombo-PR, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa parte da compreensão de que o pedagogo desempenha papel fundamental dentro da escola exercendo várias atribuições, dentre as quais, o planejamento, a organização e a avaliação das práticas pedagógicas. Compreende-se que o modelo empresarial, fundamentado em princípios neoliberais, tem transformado a escola e também o papel do pedagogo, reduzindo sua função à gestão técnico-administrativa e à busca por resultados. Dessa forma, a escola tem se transformado em um espaço corporativo. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica, análise documental e questionário com profissionais da educação. Observa-se que a educação no município de Colombo tem forte influência empresarial e tecnicista. A falta de concursos específicos, a sobrecarga administrativa e o foco em resultados imediatos fragilizam o papel do pedagogo. Essa abordagem esvazia o caráter formativo e emancipador da educação, priorizando a adaptação ao mercado de trabalho em detrimento do desenvolvimento crítico dos sujeitos. O estudo apontou que o pedagogo, em vez de atuar como agente de transformação social, muitas vezes se vê limitado por uma lógica de produtividade e controle externo, comprometendo a efetividade de sua atuação pedagógicapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze the impacts of Business Pedagogy on the practice of pedagogues in public schools in Colombo-PR, based on Historical-Critical Pedagogy. The research is based on the understanding that pedagogues play a fundamental role within schools, exercising several attributions, among which are planning, organization and evaluation of pedagogical practices. It is understood that the business model, based on neoliberal principles, has transformed schools and also the role of pedagogues, reducing their function to technical administrative management and the search for results. In this way, schools have been transformed into corporate spaces. The research is based on a bibliographic review, document analysis and interviews with education professionals. It is observed that the city of Colombo has a strong business and technical influence. The lack of specific competitions, the administrative overload and the focus on immediate results weaken the role of pedagogues. This approach undermines the formative and emancipatory character of education, prioritizing adaptation to the job market to the detriment of the critical development of individuals. The study pointed out that the pedagogue, instead of acting as an agent of social transformation, often finds himself limited by a logic of productivity and external control, compromising the effectiveness of his pedagogical performancept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleOs impactos da pedagogia empresarial na prática do pedagogo : o caso do município de Colombo-PRpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples