• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os impactos da pedagogia empresarial na prática do pedagogo : o caso do município de Colombo-PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANDRESSA CALACANS DE OLIVEIRA.pdf (1.196Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Oliveira, Andressa Calacans de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Pedagogia Empresarial na prática do pedagogo nas escolas públicas de Colombo-PR, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa parte da compreensão de que o pedagogo desempenha papel fundamental dentro da escola exercendo várias atribuições, dentre as quais, o planejamento, a organização e a avaliação das práticas pedagógicas. Compreende-se que o modelo empresarial, fundamentado em princípios neoliberais, tem transformado a escola e também o papel do pedagogo, reduzindo sua função à gestão técnico-administrativa e à busca por resultados. Dessa forma, a escola tem se transformado em um espaço corporativo. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica, análise documental e questionário com profissionais da educação. Observa-se que a educação no município de Colombo tem forte influência empresarial e tecnicista. A falta de concursos específicos, a sobrecarga administrativa e o foco em resultados imediatos fragilizam o papel do pedagogo. Essa abordagem esvazia o caráter formativo e emancipador da educação, priorizando a adaptação ao mercado de trabalho em detrimento do desenvolvimento crítico dos sujeitos. O estudo apontou que o pedagogo, em vez de atuar como agente de transformação social, muitas vezes se vê limitado por uma lógica de produtividade e controle externo, comprometendo a efetividade de sua atuação pedagógica
     
    Abstract: This study aims to analyze the impacts of Business Pedagogy on the practice of pedagogues in public schools in Colombo-PR, based on Historical-Critical Pedagogy. The research is based on the understanding that pedagogues play a fundamental role within schools, exercising several attributions, among which are planning, organization and evaluation of pedagogical practices. It is understood that the business model, based on neoliberal principles, has transformed schools and also the role of pedagogues, reducing their function to technical administrative management and the search for results. In this way, schools have been transformed into corporate spaces. The research is based on a bibliographic review, document analysis and interviews with education professionals. It is observed that the city of Colombo has a strong business and technical influence. The lack of specific competitions, the administrative overload and the focus on immediate results weaken the role of pedagogues. This approach undermines the formative and emancipatory character of education, prioritizing adaptation to the job market to the detriment of the critical development of individuals. The study pointed out that the pedagogue, instead of acting as an agent of social transformation, often finds himself limited by a logic of productivity and external control, compromising the effectiveness of his pedagogical performance
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98394
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [267]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV