| dc.contributor.advisor | Ferrareze, Janete de Paula, 1982- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.creator | Pina, Larissa Soares | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-09-12T16:15:52Z | |
| dc.date.available | 2025-09-12T16:15:52Z | |
| dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98357 | |
| dc.description | Orientador: Profa. Dra. Janete de Paula Ferrareze Silva | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido levando-se em consideração a necessidade de se utilizar metodologias que se distanciam de práticas tradicionais nas aulas de Matemática, como alternativa ao ensino tradicional. Essa necessidade se torna evidente ao observarmos os relatos dos alunos sobre suas dificuldades em entender os conteúdos dessa disciplina e também diante do baixo interesse dos mesmos pelas aulas de Matemática. Ao observarmos que muitas vezes o conteúdo de matrizes é apresentado aos alunos de maneira teórica e mecânica, desprendida de fatos da realidade, nosso objetivo foi criar uma Sequência Didática para introduzir o conceito de Matriz de forma contextualizada para que tal conceito tenha significado para o aluno e de modo que ele consiga relacioná-lo a situações problemas do dia a dia. Para a elaboração das questões, buscamos na literatura orientações com respeito às características que tais tarefas precisam ter e quais habilidades elas devem desenvolver nos alunos, de modo a embasar a aprendizagem de Matemática. Após essa pesquisa, organizamos um conjunto de tarefas investigativas para encorajar a interação dos alunos, a participação e trocas de experiências entre eles, por meio das quais eles poderão estabelecer conexão entre a Matemática escolar e o conhecimento da vida cotidiana. Nesse contexto, propomos uma Sequência Didática pautada em uma das Tendências Metodológicas no Ensino da Matemática constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2008), a Investigação Matemática, pois existem pesquisas que mostram que a fundamentação das atividades nesta tendência proporciona ao aluno o desenvolvimento de seu pensamento matemático e a capacidade de trabalhar de forma autônoma, além de atribuir novos significados ao conceito de Matriz. A partir das atividades realizadas pelos alunos, por meio desta Sequência Didática, esperamos que os mesmos consigam entender a definição formal de Matriz de maneira clara e natural. Além disso, esperamos que a Sequência Didática criada possa contribuir com os professores, demonstrando que podemos trabalhar com outras disciplinas na aulas de Matemática, por exemplo, Química e Geografia, promovendo assim relações com outras áreas do conhecimento e proporcionando o diálogo em suas aulas, fatores importantes no processo de ensino aprendizagem de Matemática | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract : The present work was developed taking into account the need to use differentiated methodologies in Mathematics classes as an alternative to traditional teaching. This need becomes evident when observing the students reports about their difficulties in understanding the content of this discipline and also in view of their low interest in classes. By observing that often the content of matrices is presented to students in a theoretical and mechanical way, detached from facts of reality, our objective was to create a Didactic Sequence to introduce the Matrix Concept in a contextualized way so that this concept has meaning for the student and so that he can apply it in problem situations of everyday life. they should develop in students in order to facilitate the learning of Mathematics. After this research, we organized a set of investigative tasks to encourage the interaction of students, participation and exchanges of experiences between them, through which they can establish a connection between school mathematics and knowledge of life Every day. In this context, we propose a Didactic Sequence based on one of the Methodological Trends in the Teaching of Mathematics contained in the National Curriculum Guidelines for Basic Education (2008), Mathematical Research, because we believe that the foundation of the activities in this trend provides the student with the development of his mathematical thinking and the ability to work autonomously, in addition to attributing new meanings to the Matrix Concept. From the activities carried out by the students, through this Didactic Sequence, we hope that they will be able to understand the formal definition of Matrix in a clear and natural way. In addition, we hope that the Didactic Sequence created can contribute to teachers, promoting interdisciplinarity and dialogue in their classes, important factors in the process of teaching and learning Mathematics | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Matematica - Pesquisa | pt_BR |
| dc.subject | Didatica | pt_BR |
| dc.subject | Matrizes | pt_BR |
| dc.subject | Matemática - Professores - Formação | pt_BR |
| dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de matrizes | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |