• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A autoria na escrita literária de estudantes nos anos iniciais da escolarização

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - PAMELA ZIBE MANOSSO PERUSSI.pdf (15.86Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Manosso, Pamela Zibe
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O desenvolvimento da linguagem estética da criança pode ser alcançado a partir do trabalho com a escrita literária nos Anos Iniciais. Com objetivo de investigar a autoria em textos literários produzidos por 19 estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: em que condições didático-metodológicas é possível favorecer a emergência da autoria em textos literários produzidos por crianças?. A metodologia escolhida para a realização do estudo consistiu na abordagem qualitativa de pesquisa, com base na etnografia escolar. Os dados foram construídos durante o trabalho de campo, a partir da observação-participante, da realização de entrevistas semiestruturadas e da análise de documentos e teve duração de dois anos letivos e foi organizado em duas etapas: etapa diagnóstica, na qual a professora pesquisadora observou aulas de literatura semanais, e etapa de intervenção, na qual a professora-pesquisadora somou à observação-participante a condução das aulas de literatura semanais para a turma. As aulas tiveram como objetivo o desenvolvimento da autoria de cada estudante, mediante práticas de leitura e de escrita literária com base no Método Recepcional e em outros autores que trataram sobre autoria. Dentre as atividades realizadas pelos estudantes, foram consideradas duas produções textuais de escrita literária mais relevantes para cotejar o objetivo da pesquisa: texto diagnóstico, produzido no início da etapa de intervenção, e texto final, produzido na etapa de intervenção. Após a conclusão do trabalho de campo foram realizadas entrevistas com os alunos-autores para obter informações sobre suas impressões acerca das aulas e da escrita literária. O construto teórico que fundamentou a análise dos dados está alicerçado em estudos sobre a criatividade da criança na escrita de textos literários, condições escolares para a produção da escrita literária e aspectos didáticos necessários para a formação do aluno-autor. A triangulação dos instrumentos de pesquisa evidenciou que a implementação de condições metodológicas adequadas favorece o surgimento da autoria em textos literários produzidos por estudantes dos Anos Iniciais e que a autoria é construída pela criança a partir de alguns elementos essenciais, como: ampliação de repertório, domínio da estrutura dos gêneros textuais pretendidos e emprego de recursos linguísticos específicos para provocar efeitos no leitor
     
    Abstract: The development of children's aesthetic language can be achieved through work with literary writing in the Early Years. Aiming to investigate authorship in literary texts produced by 19 students in a fifth-grade class at Primary Education in a municipal school of Curitiba, this research sought to answer the following question: under what didactic and methodological conditions is it possible to foster the emergence of authorship in literary texts produced by children? The methodology chosen for the study consisted of a qualitative research approach, based on school ethnography. Data were gathered during fieldwork, based on participant observation, semi-structured interviews, and document analysis. The data were built during the fieldwork, which lasted two school years, and was organized in two stages: diagnostic stage, in which the teacher-researcher observed weekly literature classes, and the intervention stage, in which the teacher-researcher added to the participant observation the conduction of weekly literature classes for the class. The classes aimed to practice literary reading and writing, based on the Receptive Method, and to carry out registration activities. Among the activities carried out, two most relevant textual productions were considered to compare the research objective: diagnostic text of literary writing, produced at the beginning of the intervention stage, and final text, produced in the intervention stage. After the completion fieldwork, interviews were conducted with the student-authors, in order to obtain information about their impressions about the classes and literary writing. The theoretical construction that grounded the data analysis is based on studies on the children’s creativity when writing literary texts, school conditions for the production of literary writing, and didactic aspects necessary for the formation of the student-author. The triangulation of the research instruments showed that the implementation of adequate methodological conditions favors the emergence of authorship in literary texts produced by Early-Year students, and that authorship is constructed by children from some essential elements, such as: expansion of the repertoire, mastery of the structure of the intended textual genres, and use of specific linguistic resources to produce effects on the reader
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98349
    Collections
    • Teses [488]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV