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dc.contributor.advisorValério, Marcelo, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorSebastião, Lucilene dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-09-10T15:55:28Z
dc.date.available2025-09-10T15:55:28Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98347
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Valériopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O desenvolvimento das sociedades humanas exibe as marcas do patriarcado e da luta feminina por igualdade. Na história do pensamento científico acumulam-se exemplos de alijamento e silenciamento da identidade e do potencial da mulher. A cultura de naturalização da inferioridade ou incapacidade feminina em relação ao conhecimento é socializado precocemente, e mesmo na escola os estereótipos já se refletem em desempenhos desiguais. Em ciências exatas e, sobretudo, na Matemática, esta realidade é destacada, de modo a haver, significativamente, menos meninas em trajetória ou ocupando carreiras nessas áreas. O enfrentamento dessa condição vem acontecendo mediante políticas públicas e/ou institucionais, como é o caso da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - na qual apenas 20% dos estudantes medalhistas de ouro são meninas. Nesse cenário, o presente estudo tem por objetivo analisar a percepção de meninas medalhistas da OBMEP como protagonistas do conhecimento científico e matemático, identificando elementos de encorajamento e/ou afastamento nessa trajetória. Para tanto, foram entrevistadas cinco meninas, estudantes de escolas paranaenses, laureadas repetidamente nas últimas cinco edições anuais do evento. A análise e interpretação foram feitas pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). O resultado, um metatexto, concede voz às meninas, enquanto interpreta teoricamente suas mensagens. Em síntese, a percepção das meninas entrevistadas sugere que o contexto familiar e cultural de apoio e estímulo figura entre os principais elementos de aproximação feminina da Matemática, enquanto que a baixa representatividade da mulher como protagonista do conhecimento acadêmico e escolar, por sua vez, constitui o grande desafio a ser superadopt_BR
dc.description.abstractAbstract : Human societies bear the marks of patriarchy and the struggle for female equality. In the history of Science there are several examples of women who were silenced in their identity and potential. The naturalization of women's inferiority is settled early and, at school, stereotypes are reflected in unequal performances. This reality is highlighted in Mathematics, where there are significantly less girls. Public and/or institutional policies have faced this condition, but even in initiatives like the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP) only 20% of gold medal students are female. Considering this, the goal of this study was to identify elements of encouragement and/or detachment from medalist girls from OBMEP. Five girls who were repeatedly awarded in the last five annual editions of the event were interviewed, all of them from Paraná schools. The method of Discursive Textual Analysis (ATD) was used to interpretate their perceptions. The result, presented as a metatext, suggests that the family support and cultural background were crucial to approximate that girls to the Math field, while the low representativeness of women as a protagonist of academic and school knowledge constitute the biggest challenge to be overcomept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatematica - Competiçõespt_BR
dc.subjectMulheres na matemáticapt_BR
dc.subjectDesigualdades (Matemática)pt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.titleMeninas nas exatas : a trajetória de medalhistas da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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