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dc.contributor.advisorSilva, Jair da, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorCunha, Eduardo Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T18:59:49Z
dc.date.available2025-09-09T18:59:49Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98341
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jair da Silvapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Além de diligenciar dois modelos que otimizam a alocação de portfólios de investimentos, o modelo de Markowitz e o de Sharpe, esta monografia também tem a pretenção de auxiliar na divulgação de conhecimentos sobre finanças fundamentados e sem viés comercial, sobre os produtos financeiros mais comuns, que uma grande massa da população tem acesso através dos bancos e corretoras. No decorrer do trabalho foi apresentado de maneira clara vários conceitos sobre finanças como, tipos de investimentos, Sistema Financeiro Nacional e as instituições que fazem parte, a teoria moderna de portfólio, os modelos de otimização de portfólio e indicadores financeiros mais comuns. Foram realizadas duas aplicações dos modelos de otimização de portfólio, na primeira foi utilizado 2 ativos e na segunda 7 ativos, em ambas aplicações foi notado que os modelos auxiliam os investidores a tomar melhores decisões, ou pelo menos, a tomar decisões olhando para o risco-retorno do seu investimentos. Para finalizar foi proposta duas atividades para a educação básica sobre conceitos de finanças, uma sobre variações percentuais e a outra, uma aplicação do modelo média variância, neste caso, mostrando o uso das matrizes de covariância. Ambas as atividades estão ancoradas nos seguintes documentos, para conteúdos curriculares usou-se a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná, e a perspectiva de educação financeira, a escolhida foi a adotada pelo Brasilpt_BR
dc.description.abstractAbstract : ln addition to working on two models that optimize the allocation of investment portfolios, Markowitz's and Sharpe's models, this monograph also intends to help in the dissemination of knowledge on finance without commercial bias, on the most common financial products, that a large mass of the population has access through banks and brokers. ln the course of the work, several concepts about finance were clearly presented, such as types of investments, the National Financial System and the institutions that are part of it, modem portfolio theory, portfolio optimization models and the most common financial indicators. Two applications of the portfolio optimization models were carried out, in the first 2 assets were used and in the second 7 assets, in both applications it was noticed that the models help investors to make better decisions, or at least to make decisions looking at risk -return on your investments. Finally, two activities were proposed for basic education on finance concepts, one on percentage variations and the other, an application of the mean variance model, in this case, showing the use of covariance matrices. Both activities are anchored in the following documents, for curricular content, the National Common Curricular Base and the Curricular Reference for High School in Paraná were used, and the perspective of financial education, the one adopted by Brazilpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAnálise de variânciapt_BR
dc.subjectAvaliação de ativos - Modelo (CAPM)pt_BR
dc.titleAplicação de modelos de otimização de carteiras de investimento : uma aproximação para a educação financeirapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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