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dc.contributor.advisorValério, Marcelo, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSouza, Ana Fabíola Peres Nascimento dept_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T16:12:45Z
dc.date.available2025-09-09T16:12:45Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98323
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Valériopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação de tempo integral (ETI) é uma política educacional pública de expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola, originalmente guiada pela concepção de formação humana integral, mas também vinculada ao combate de desigualdades sociais. Nessa perspectiva e amparado por documentos legais norteadores, o estado do Amazonas constituiu, a partir de 2010, os seus Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs). Compõe com sua estrutura arquitetônica e outros espaços e equipamentos pedagógicos, um Laboratório Didático de Ensino de Ciências (LDEC) bem equipado. Neste contexto, investigaram-se as percepções de docentes da área de Ciências da Natureza sobre suas atividades prático/experimentais e o Laboratório de Ensino de Ciências dos CETIs em que atuam. Foram entrevistadas quinze docentes do Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Biologia, Física e Química) de quatro CETIs da cidade de Manaus. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de base fenomenológica, com abordagem e método guiado pela Análise Textual Discursiva (ATD). As entrevistas decorrem de um roteiro prévio desenvolvido à luz do referencial teórico, segmentado em cinco blocos temáticos e resultando em três categorias de análise. Como resultado, capturou-se um fenômeno novo, de coexistência do laboratório de ciências com uma nova proposta e estrutura de ensino, a Sala Maker (SM). Nesse contexto, ainda de pouca compreensão e acolhimento pelo coletivo docente investigado, constatou-se a diminuição da segurança das professoras em ocupar o espaço e desenvolver suas atividades, bem como a demanda por um processo formativo mais amplo, contínuo e conectado com a realidade escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Full-time education (FTE) is a public education policy aimed at increasing students' time at school, originally inspired by the concept of comprehensive human development and also linked to addressing social inequalities. In this context, supported by relevant legal frameworks, the state of Amazonas established Full-Time Educational Centers (CETIs) in 2010. These centers include specific architectural designs, pedagogical spaces, and specialized equipment, among which stands out the well-equipped Science Teaching Laboratory (LDEC). This study investigates the perceptions of Natural Science teachers regarding their practical/experimental activities and the use of the LDEC in four CETIs in Manaus. Fifteen teachers from elementary (Science) and high school levels (Biology, Physics and Chemistry) participated through interviews. The research followed a qualitative phenomenological approach, with data analyzed via Discursive Textual Analysis (ATD). The interview script was theoretically grounded and organized into five thematic blocks, resulting in three categories of analysis. A new phenomenon was identified: the coexistence of the traditional science laboratory alongside an emerging Makers Classroom (SM) teaching space and proposal. This novel context, still little understood and embraced by teachers, revealed a decrease in their confidence to occupy the space and conduct activities, as well as a demand for ongoing, context-sensitive professional development linked to the school settingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Amazôniapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titlePercepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do Amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensinopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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