• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Percepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do Amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensino

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA FABIOLA PERES NASCIMENTO DE SOUZA.pdf (2.931Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Souza, Ana Fabíola Peres Nascimento de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A educação de tempo integral (ETI) é uma política educacional pública de expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola, originalmente guiada pela concepção de formação humana integral, mas também vinculada ao combate de desigualdades sociais. Nessa perspectiva e amparado por documentos legais norteadores, o estado do Amazonas constituiu, a partir de 2010, os seus Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs). Compõe com sua estrutura arquitetônica e outros espaços e equipamentos pedagógicos, um Laboratório Didático de Ensino de Ciências (LDEC) bem equipado. Neste contexto, investigaram-se as percepções de docentes da área de Ciências da Natureza sobre suas atividades prático/experimentais e o Laboratório de Ensino de Ciências dos CETIs em que atuam. Foram entrevistadas quinze docentes do Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Biologia, Física e Química) de quatro CETIs da cidade de Manaus. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de base fenomenológica, com abordagem e método guiado pela Análise Textual Discursiva (ATD). As entrevistas decorrem de um roteiro prévio desenvolvido à luz do referencial teórico, segmentado em cinco blocos temáticos e resultando em três categorias de análise. Como resultado, capturou-se um fenômeno novo, de coexistência do laboratório de ciências com uma nova proposta e estrutura de ensino, a Sala Maker (SM). Nesse contexto, ainda de pouca compreensão e acolhimento pelo coletivo docente investigado, constatou-se a diminuição da segurança das professoras em ocupar o espaço e desenvolver suas atividades, bem como a demanda por um processo formativo mais amplo, contínuo e conectado com a realidade escolar
     
    Abstract: Full-time education (FTE) is a public education policy aimed at increasing students' time at school, originally inspired by the concept of comprehensive human development and also linked to addressing social inequalities. In this context, supported by relevant legal frameworks, the state of Amazonas established Full-Time Educational Centers (CETIs) in 2010. These centers include specific architectural designs, pedagogical spaces, and specialized equipment, among which stands out the well-equipped Science Teaching Laboratory (LDEC). This study investigates the perceptions of Natural Science teachers regarding their practical/experimental activities and the use of the LDEC in four CETIs in Manaus. Fifteen teachers from elementary (Science) and high school levels (Biology, Physics and Chemistry) participated through interviews. The research followed a qualitative phenomenological approach, with data analyzed via Discursive Textual Analysis (ATD). The interview script was theoretically grounded and organized into five thematic blocks, resulting in three categories of analysis. A new phenomenon was identified: the coexistence of the traditional science laboratory alongside an emerging Makers Classroom (SM) teaching space and proposal. This novel context, still little understood and embraced by teachers, revealed a decrease in their confidence to occupy the space and conduct activities, as well as a demand for ongoing, context-sensitive professional development linked to the school setting
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98323
    Collections
    • Dissertações [242]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV