dc.contributor.advisor | Meurer, Eduardo Cesar | pt_BR |
dc.contributor.other | Nascimento, William Junior do, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Viana, Lucas Muller Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:14:43Z | |
dc.date.available | 2025-09-09T13:14:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98318 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Eduardo César Meurer | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. William Junior do Nascimento | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A reflexão e o desenvolvimento de estratégias didáticas, práticas pedagógicas e metodologias de ensino são cruciais para melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Entre as estratégias didáticas, destaca-se, a ludicidade por meio do uso dos jogos como proposição pedagógica. Os jogos didáticos possuem ampla presença na literatura, tendo em vista que estimulam e/ou instigam a curiosidade dos estudantes, motivando e/ou despertando o interesse dos educandos pelos saberes científicos. Contudo, mediante o mapeamento da literatura, observou-se que os jogos didáticos elaborados, em sua maioria, não apresentam e/ou possuem um referencial teórico que embasam a sua proposição. Além disso, não há jogos didáticos que abordem os conceitos químicos de propriedades físico-química de funções orgânicas, uma vez que, o processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas se limita geralmente a mera memorização da sua nomenclatura dos compostos orgânicos, sem estabelecer as relações com as suas propriedades físico-químicas. Assim, o objetivo geral deste trabalho é a proposição de dois jogos didáticos amparados metodologicamente com os "Três Aspectos do Conhecimento Químico" (JOHNSTONE, 1993; 2009). Para avaliar sua viabilidade, os jogos didáticos elaborados foram aplicados em uma turma de estudantes de um Colégio Público Estadual localizado no interior do Estado do Paraná, modalidade Técnico em Química Integrado. Os resultados foram obtidos mediante questionários e gravações em áudio, o que possibilitou aos estudantes estabelecerem relações existentes entre os conceitos químicos vivenciados em sala de aula com o seu cotidiano, contribuindo na exploração dos conceitos químicos envolvidos, mediante um ensino de química mais lúdico e dinâmico, tornando os estudantes sujeitos ativos e protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem. Para o professor e pesquisador, esta vivencia formativa enriqueceu seu repertório de saberes, pedagógicos, metodológicos e experenciais. Não obstante, contribuiu na consolidação da identidade docente para o ensino de química por meio de atividades lúdicas e jogos didáticos, além instigar como campo de interesse para pesquisa acadêmica, pós-graduação | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Reflection and development of teaching strategies, teaching practices, and teaching methodologies are crucial for improving the quality of the teaching-learning process. Among the didactic strategies, stands out the playfulness through the use of games as a pedagogical preposition. The educational games have an extensive presence in the literature since they stimulate and / or instigate the curiosity of the students, motivating and / or arousing the interest of the student for the scientific knowledge. However, by mapping the literature, it was observed that the elaborated didactic games, for the most part, do not present and / or have a theoretical framework that supports their proposition. Moreover, it shows that there are no educational games that address the chemical concepts of physicochemical properties of organic functions since the teaching-learning process of organic functions is generally limited to the mere memorization of their nomenclature of organic compounds without establishing relationships with their physicochemical properties. Given the above, the intentionality of this academic research is born, that is, the general objective of this work is the proposition of two educational games supported methodologically with the "Three Aspects of Chemical Knowledge" (JOHNSTONE, 1993; 2009). The educational games were applied in a class of students of a State Public College located in the interior of the State of Paraná, Integrated Technique in Chemistry. The results were obtained through questionnaires and audio recordings, allowing students to establish relationships between the chemical concepts experienced in the classroom with their daily lives, contributing to the exploration of the chemical concepts involved, through a more playful and dynamic chemistry teaching, making students active subjects and protagonists during the teaching-learning process. For the teacher and researcher, this formative experience enriched his repertoire of knowledge, pedagogical, methodological, and experiential. Nevertheless, it contributed to the consolidation of the teaching identity for chemistry teaching through playful activities and educational games, besides instigating as a field of interest for academic research, postgraduate studies | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Química lúdica : proposição de dois jogos didáticos para o ensino de funções orgânicas | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |