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dc.contributor.advisorGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorDomingues, Hanny Paolapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-03T19:03:40Z
dc.date.available2025-09-03T19:03:40Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98283
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/06/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa apresentou como objetivo compreender fatores implicados na evasão de estudantes trabalhadores dos cursos Proeja, ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e as contradições históricas, sociais e institucionais que tensionam a efetivação do direito à educação integral. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, tendo como participantes educadores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Brasil. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário, via Google Form. Fundamentada na perspectiva histórico-cultural e utilizando a Análise dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2013), a análise revelou que a evasão não é resultado de escolhas individuais e isoladas dos educandos, mas sim um fenômeno multifacetado, marcado por contradições estruturais, fragilidades institucionais e desafios curriculares e pedagógicos que se refletem nas trajetórias escolares desses sujeitos. Revelaram-se, na pesquisa, desafios institucionais relevantes, como a marginalização do Proeja nas políticas organizacionais dos institutos, a falta de reconhecimento e valorização do programa e a ausência na formação específica dos educadores para atuar com a EJA. Essas limitações comprometem a permanência dos educandos, tornando a evasão um resultado das tensões entre um projeto educacional emancipador e as barreiras oriundas dos contextos sociais e institucionais. A pesquisa evidenciou a urgência de repensar a articulação entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional como um compromisso político, ético e pedagógico, que reconheça as especificidades dos sujeitos e ultrapasse as barreiras estruturais. O reconhecimento institucional, o fortalecimento de políticas públicas, a formação qualificada dos educadores e a construção de espaços inclusivos são elementos fundamentais para fortalecer o Proeja enquanto espaço legítimo de transformação social e emancipaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of the Cognition, Learning, and Human Development Research Line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná (UFPR). The objective was to understand the factors involved in the dropout rate of working students in Proeja programs offered by the Federal Institutes of Education, Science, and Technology, and the historical, social, and institutional contradictions that undermine the realization of the right to comprehensive education. This is a qualitative, exploratory-descriptive study, with educators from the Federal Institutes of Education, Science, and Technology in Brazil as participants. A Google Form questionnaire was used as data collection instruments. Based on a historical cultural perspective and using Aguiar and Ozella's (2013) Nuclei of Meaning Analysis, the analysis revealed that dropout is not the result of individual and isolated choices by students, but rather a multifaceted phenomenon marked by structural contradictions, institutional weaknesses, and curricular and pedagogical challenges that are reflected in the educational trajectories of these individuals. The research revealed significant institutional challenges, such as the marginalization of Proeja in the institutes' organizational policies, the lack of recognition and appreciation of the program, and the lack of specific training for educators to work with EJA. These limitations compromise student retention, making dropout a result of tensions between an emancipatory educational project and barriers arising from social and institutional contexts. The research highlighted the urgent need to rethink the connection between Youth and Adult Education and Professional Education as a political, ethical, and pedagogical commitment that recognizes the specificities of individuals and overcomes structural barriers. Institutional recognition, the strengthening of public policies, qualified training for educators, and the creation of inclusive spaces are fundamental elements to strengthening Proeja as a legitimate space for social transformation and emancipationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEvasão na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional : um estudo em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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