Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPont, Karina Rousseng Dal, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.creatorFrançoso, Isaiane Caroline dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T18:09:43Z
dc.date.available2025-08-26T18:09:43Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98107
dc.descriptionOrientador: Professora Karina Rousseng Dal Pontpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa investiga como a perspectiva da pedagogia histórico-crítica fundamenta os processos de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com base na compreensão da escola como espaço privilegiado para a mediação do saber sistematizado, a pesquisa parte da premissa de que a Educação Ambiental deve promover a formação crítica e emancipadora dos sujeitos, articulando o conhecimento científico à realidade social dos estudantes. O estudo é de natureza teórica e bibliográfica, com análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de dissertações acadêmicas publicadas entre 2019 e 2023. Os resultados apontam que, embora a Educação Ambiental seja prevista de forma transversal na BNCC, sua abordagem tende a ser superficial e desarticulada de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. As dissertações analisadas evidenciam a centralidade do/a professor/a como agente de mediação pedagógica, mas também revelam a ausência de propostas metodológicas alinhadas às etapas da pedagogia histórico-crítica. Conclui-se que há a necessidade de aprofundar a inserção da Educação Ambiental crítica nos currículos escolares, valorizando o papel do conhecimento sistematizado e da intencionalidade pedagógica como fundamentos para a formação de sujeitos historicamente conscientes e capazes de atuar na transformação das contradições socioambientais da realidadept_BR
dc.description.abstractAbstract: This research investigates how the perspective of historical-critical pedagogy underpins the teaching and learning processes of Environmental Education in the final years of elementary school. Based on the understanding of the school as a privileged space for the mediation of systematized knowledge, the research starts from the premise that Environmental Education should promote the critical and emancipatory formation of subjects, linking scientific knowledge to the social reality of students. The study is theoretical and bibliographical in nature, with documentary analysis of the National Common Core Curriculum (BNCC) and academic dissertations published between 2019 and 2023. The results show that, although Environmental Education is provided for across the board in the BNCC, its approach tends to be superficial and disjointed from a critical and interdisciplinary perspective. The dissertations analyzed show the centrality of the teacher as an agent of pedagogical mediation, but also reveal the absence of methodological proposals aligned with the stages of historical-critical pedagogy. The conclusion is that there is a need to deepen the inclusion of critical Environmental Education in school curricula, valuing the role of systematized knowledge and pedagogical intentionality as foundations for the formation of historically aware subjects capable of acting to transform the socio-environmental contradictions of realitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleEducação ambiental nas séries finais do ensino fundamental : um olhar à luz da pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples