Educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental : um olhar à luz da pedagogia histórico-crítica
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Françoso, Isaiane Caroline dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa investiga como a perspectiva da pedagogia histórico-crítica fundamenta os processos de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com base na compreensão da escola como espaço privilegiado para a mediação do saber sistematizado, a pesquisa parte da premissa de que a Educação Ambiental deve promover a formação crítica e emancipadora dos sujeitos, articulando o conhecimento científico à realidade social dos estudantes. O estudo é de natureza teórica e bibliográfica, com análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de dissertações acadêmicas publicadas entre 2019 e 2023. Os resultados apontam que, embora a Educação Ambiental seja prevista de forma transversal na BNCC, sua abordagem tende a ser superficial e desarticulada de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. As dissertações analisadas evidenciam a centralidade do/a professor/a como agente de mediação pedagógica, mas também revelam a ausência de propostas metodológicas alinhadas às etapas da pedagogia histórico-crítica. Conclui-se que há a necessidade de aprofundar a inserção da Educação Ambiental crítica nos currículos escolares, valorizando o papel do conhecimento sistematizado e da intencionalidade pedagógica como fundamentos para a formação de sujeitos historicamente conscientes e capazes de atuar na transformação das contradições socioambientais da realidade Abstract: This research investigates how the perspective of historical-critical pedagogy underpins the teaching and learning processes of Environmental Education in the final years of elementary school. Based on the understanding of the school as a privileged space for the mediation of systematized knowledge, the research starts from the premise that Environmental Education should promote the critical and emancipatory formation of subjects, linking scientific knowledge to the social reality of students. The study is theoretical and bibliographical in nature, with documentary analysis of the National Common Core Curriculum (BNCC) and academic dissertations published between 2019 and 2023. The results show that, although Environmental Education is provided for across the board in the BNCC, its approach tends to be superficial and disjointed from a critical and interdisciplinary perspective. The dissertations analyzed show the centrality of the teacher as an agent of pedagogical mediation, but also reveal the absence of methodological proposals aligned with the stages of historical-critical pedagogy. The conclusion is that there is a need to deepen the inclusion of critical Environmental Education in school curricula, valuing the role of systematized knowledge and pedagogical intentionality as foundations for the formation of historically aware subjects capable of acting to transform the socio-environmental contradictions of reality