Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKubo, Viviane Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorFavero, Luisa Correiapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-18T18:20:34Z
dc.date.available2025-08-18T18:20:34Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97998
dc.descriptionOrientadora Profª. Drª. Viviane Alves Kubopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 29/04/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa investiga as diferenças técnico-vocais entre o canto solo e o canto coral, a partir de um estudo multicasos com cantores líricos profissionais brasileiros que atuam como solistas e coralistas. Considerando a escassez de literatura nacional sobre o tema, o estudo visa compreender como esses cantores percebem e manejam as exigências técnicas de ambas as práticas. A fundamentação teórica aborda aspectos do canto de tradição clássica, incluindo respiração, registros vocais, ressonância, articulação, interpretação e condicionamento vocal. As entrevistas realizadas com integrantes dos coros da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e os questionários respondidos por eles revelam estratégias, percepções e adaptações técnicas dos cantores diante dos desafios impostos por cada contexto performático. Os resultados evidenciam a necessidade de maior atenção pedagógica às particularidades do canto coral e solo, sobretudo no que diz respeito ao equilíbrio técnico e à saúde vocal dos intérpretespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research investigates the technical-vocal differences between solo singing and choral singing, through a multi-case study with professional Brazilian classical singers who perform both as soloists and choristers. Given the lack of national literature on the topic, the study aims to understand how these singers perceive and manage the technical demands of both practices. The theoretical framework addresses aspects of classical singing, including breathing, vocal registers, resonance, articulation, interpretation, and vocal conditioning. Interviews with members of the Camerata Antiqua de Curitiba and the São Paulo State Symphony Orchestra Choir reveal strategies, perceptions, and technical adaptations employed by the singers when facing the challenges of each performance context. The findings highlight the need for greater pedagogical attention to the specificities of solo and choral singing, particularly regarding technical balance and vocal healthpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleDiferenças técnico vocais entre o canto solo e o canto coral : um estudo multicasos com cantores de coro que atuam como solistaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples