As diferenças entre o canto lírico e o canto popular : anatomofisiologia, técnica e pedagogia
Resumo
Resumo : O tema deste trabalho é o estudo dos cantos lírico e popular nos aspectos anatomofisiológico, técnico e pedagógico. O problema que norteou o estudo foi a constatação empírica de que frequentemente professores de canto, por falta de informação ou aplicação equivocada desses aspectos, não utilizam estratégias pedagógicas adequadas para o ensino do canto. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar as práticas e opiniões de professores de canto lírico e popular sobre o processo deles de ensino da técnica vocal. No trabalho foi incluído um estudo de anatomia e fisiologia aplicada ao canto, assim como foram trazidas definições dos termos canto lírico e canto popular. Uma explanação, com foco anatômico, sobre terminologias empregadas na pedagogia vocal também foi apresentada. A metodologia consistiu de um estudo de levantamento de pequeno porte realizado por 11 professores do estado do Paraná. O instrumento de coleta dado foi um questionário online, aplicado aos participantes acerca de anatomia e fisiologia, higiene vocal, aquecimento e desaquecimento vocal, técnica vocal e pedagogia vocal. A análise dos dados corroborou com a hipótese do trabalho, mostrando que há falhas de informação na formação dos professores e falta de consenso entre eles, sejam da mesma modalidade de canto ou não Abstract : The theme of this research is the study of both classical and popular singing in the anatomophysiological, technical and pedagogical aspects. The problem that guided our study is the fact that frequently voice teacher, by lack of information or misapplication of these aspects, do not use adequate pedagogical strategies for the teaching of singing. In that way, the objective of this research was to investigate the practices and opinions of teachers of classical and popular singing about their process of vocal technique teaching. A study of anatomy and physiology applied to singing was included in this monography, as well as definitions of the terms classical singing and popular singing. An explanation, with anatomical focus, about terminologies employed in vocal pedagogy was also displayed. The methodology consisted of a small sample survey undertaken by 11 voice teachers in the state of Paraná. The survey consisted of an online questionnaire, which collected the participants opinions about anatomy and physiology, vocal hygiene, vocal warm-up and cool-down, vocal technique, and vocal pedagogy. The data analysis corroborated with this paper hypothesis, highlighting a flaw in information in the making of voice teachers, as well as lack of consensus amongst them, even if they teach the same manner of singing or not
Collections
- Licenciatura [62]