• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As diferenças entre o canto lírico e o canto popular : anatomofisiologia, técnica e pedagogia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_MARLON_VIDAL_DA_SILVA.pdf (4.392Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Silva, Marlon Vidal da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O tema deste trabalho é o estudo dos cantos lírico e popular nos aspectos anatomofisiológico, técnico e pedagógico. O problema que norteou o estudo foi a constatação empírica de que frequentemente professores de canto, por falta de informação ou aplicação equivocada desses aspectos, não utilizam estratégias pedagógicas adequadas para o ensino do canto. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar as práticas e opiniões de professores de canto lírico e popular sobre o processo deles de ensino da técnica vocal. No trabalho foi incluído um estudo de anatomia e fisiologia aplicada ao canto, assim como foram trazidas definições dos termos canto lírico e canto popular. Uma explanação, com foco anatômico, sobre terminologias empregadas na pedagogia vocal também foi apresentada. A metodologia consistiu de um estudo de levantamento de pequeno porte realizado por 11 professores do estado do Paraná. O instrumento de coleta dado foi um questionário online, aplicado aos participantes acerca de anatomia e fisiologia, higiene vocal, aquecimento e desaquecimento vocal, técnica vocal e pedagogia vocal. A análise dos dados corroborou com a hipótese do trabalho, mostrando que há falhas de informação na formação dos professores e falta de consenso entre eles, sejam da mesma modalidade de canto ou não
     
    Abstract : The theme of this research is the study of both classical and popular singing in the anatomophysiological, technical and pedagogical aspects. The problem that guided our study is the fact that frequently voice teacher, by lack of information or misapplication of these aspects, do not use adequate pedagogical strategies for the teaching of singing. In that way, the objective of this research was to investigate the practices and opinions of teachers of classical and popular singing about their process of vocal technique teaching. A study of anatomy and physiology applied to singing was included in this monography, as well as definitions of the terms classical singing and popular singing. An explanation, with anatomical focus, about terminologies employed in vocal pedagogy was also displayed. The methodology consisted of a small sample survey undertaken by 11 voice teachers in the state of Paraná. The survey consisted of an online questionnaire, which collected the participants opinions about anatomy and physiology, vocal hygiene, vocal warm-up and cool-down, vocal technique, and vocal pedagogy. The data analysis corroborated with this paper hypothesis, highlighting a flaw in information in the making of voice teachers, as well as lack of consensus amongst them, even if they teach the same manner of singing or not
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86141
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV