Demanda de produtores rurais familiares pela impantação do mercado do produtor rural no município de Castro - PR : estudo de caso
Resumo
Resumo: A crescente demanda por produtos mais saudáveis, métodos sustentáveis de produção, mecanismos solidários de comercialização gerou o surgimento de diversos nichos de mercado. Dentre esses, é possível encontrar consumidores que valorizam os produtos de sua cidade e região, produtos da agricultura familiar e que preferem realizar a compra direta junto aos produtores rurais. Este trabalho estudou o interesse dos produtores em aderir a um mercado do produtor rural no município de Castro – PR e conhecer os produtos que estes têm a oferecer, além de conhecer o nível de escolaridade de associativismo dos produtores. Dos 25 produtores do estudo, 19 deles têm interesse de participar do mercado do produtor rural sendo que estes produtores têm hortaliças, compotas, produtos minimamente processados (abóbora, mandioca e molho de tomate), mel e queijos a oferecer, 18 participam de associações, 23 produtores sabem ler e escrever e 23 produtores têm interesse em se aprimorar em técnicas de vendas através de cursos, sendo a inserção de tais produtores no comércio digital (e-commerce) uma oportunidade de aumento de renda para os mesmos Abstract: The growing demand for healthier products, sustainable production methods, and solidary marketing mechanisms generated the emergence of several market niches. Among these, it is possible to find consumers who value the products of their city and region, family farming products and who prefer to purchase directly from rural producers. This work studied the interest of producers in joining a rural producer market in the municipality of Castro – PR and to know the products they have to offer, in addition to knowing the level of education of producers' associations. Of the 25 producers in the study, 23 are interested in participating in the rural producer market, 18 participate in associations, 23 producers know how to read and write and vegetables are the most produced products
Collections
- MBA em gestão ambiental [427]