Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorFreitas, Patrícia Monteiro Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2025-08-15T14:42:12Z
dc.date.available2025-08-15T14:42:12Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97959
dc.descriptionOrientador(a): Profa. Dra. Priscila Kabbaz Alves da Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/04/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da rede estadual de ensino do município de Curitiba que atuam com Educação Financeira e participaram do programa de formação continuada Formadores em Ação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A metodologia de Análise de Conteúdo, aplicada as entrevistas e aos questionários, revelou três categorias: (1) Percepção do professor sobre o curso de formação e o impacto gerado em sua prática docente; (2) Educação Financeira: percepções na prática e (3) A unidade curricular. Os resultados indicam que o programa Formadores em Ação promoveu uma abordagem crítica, com práticas pedagógicas que buscam transcender o ensino técnico e desenvolver uma consciência financeira e social entre os estudantes. Os professores relatam que a Educação Financeira permite que os alunos questionem o consumo e compreendam o funcionamento do sistema econômico, mas encontram dificuldades para abordar temas complexos, como orçamento e finanças pessoais. A formação continuada é vista como essencial, mas muitos professores destacam a falta de recursos didáticos e metodologias adaptadas para o ensino fundamental e médio. O estudo enfatiza a importância de materiais pedagógicos contextualizados que abordem a Educação Financeira sob uma perspectiva crítica e integrada com o contexto socioeconômico dos alunospt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aimed to analyze the pedagogical practices developed by public school teachers in the city of Curitiba who teach Financial Education and participated in the continuing education program Formadores em Ação, promoted by the State Department of Education of Paraná. The Content Analysis methodology, applied in combination with interviews and questionnaires, revealed three categories: (1) Teachers' perceptions of the training course and its impact on their teaching practice; (2) Financial Education: perceptions in practice; and (3) The curricular unit. The results indicate that the Formadores em Ação program promoted a critical approach, with pedagogical practices that seek to go beyond technical teaching and foster financial and social awareness among students. Teachers report that Financial Education enables students to question consumerism and understand how the economic system works, but they face challenges in addressing complex topics such as budgeting and personal finance. Continuing education is considered essential, yet many teachers highlight the lack of didactic resources and methodologies tailored to elementary and high school levels. The study emphasizes the importance of contextualized pedagogical materials that address Financial Education from a critical perspective, integrated with students’ socioeconomic realitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAs práticas de educação financeira desenvolvidas na educação básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná no município de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples