• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As práticas de educação financeira desenvolvidas na educação básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná no município de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PATRICIA MONTEIRO BARBOSA.pdf (3.734Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Freitas, Patrícia Monteiro Barbosa de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da rede estadual de ensino do município de Curitiba que atuam com Educação Financeira e participaram do programa de formação continuada Formadores em Ação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A metodologia de Análise de Conteúdo, aplicada as entrevistas e aos questionários, revelou três categorias: (1) Percepção do professor sobre o curso de formação e o impacto gerado em sua prática docente; (2) Educação Financeira: percepções na prática e (3) A unidade curricular. Os resultados indicam que o programa Formadores em Ação promoveu uma abordagem crítica, com práticas pedagógicas que buscam transcender o ensino técnico e desenvolver uma consciência financeira e social entre os estudantes. Os professores relatam que a Educação Financeira permite que os alunos questionem o consumo e compreendam o funcionamento do sistema econômico, mas encontram dificuldades para abordar temas complexos, como orçamento e finanças pessoais. A formação continuada é vista como essencial, mas muitos professores destacam a falta de recursos didáticos e metodologias adaptadas para o ensino fundamental e médio. O estudo enfatiza a importância de materiais pedagógicos contextualizados que abordem a Educação Financeira sob uma perspectiva crítica e integrada com o contexto socioeconômico dos alunos
     
    Abstract: This dissertation aimed to analyze the pedagogical practices developed by public school teachers in the city of Curitiba who teach Financial Education and participated in the continuing education program Formadores em Ação, promoted by the State Department of Education of Paraná. The Content Analysis methodology, applied in combination with interviews and questionnaires, revealed three categories: (1) Teachers' perceptions of the training course and its impact on their teaching practice; (2) Financial Education: perceptions in practice; and (3) The curricular unit. The results indicate that the Formadores em Ação program promoted a critical approach, with pedagogical practices that seek to go beyond technical teaching and foster financial and social awareness among students. Teachers report that Financial Education enables students to question consumerism and understand how the economic system works, but they face challenges in addressing complex topics such as budgeting and personal finance. Continuing education is considered essential, yet many teachers highlight the lack of didactic resources and methodologies tailored to elementary and high school levels. The study emphasizes the importance of contextualized pedagogical materials that address Financial Education from a critical perspective, integrated with students’ socioeconomic realities
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97959
    Collections
    • Dissertações [241]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV