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dc.contributor.advisorQuinelato, Thiago de Oliveira, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática Industrialpt_BR
dc.creatorPoloi, Murilo Stellfeld de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-12T13:11:08Z
dc.date.available2025-08-12T13:11:08Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97883
dc.descriptionOrientador: Prof. Thiago de Oliveira Quinelato, DSc.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática Industrialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho estuda a eficiência de três algoritmos de busca em grafos quanto à resolução de labirintos bidimensionais, com pontos inicial e final fixos. Os algoritmos são busca em largura, busca em profundidade e A*. Os labirintos utilizados para as comparações entre os algoritmos de busca são gerados pelo algoritmo de Prim simplificado. Foi observado durante os testes que adicionar um peso k à distância de Manhattan, função heurística escolhida para o algoritmo A*, melhora o seu desempenho em relação ao A* padrão. Em mais de 90% dos testes realizados, o algoritmo A* com peso na função heurística visitou menos nós no labirinto para encontrar a solução em relação aos algoritmos de busca em largura, busca em profundidade e A* padrãopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work studies the efficiency of three graph search algorithms in relation to solving two dimensional mazes with fixed start and ending points. These algorithms are breadthfirst search, depth-first search and A*. The mazes utilized for the comparisons between the search algorithms are generated by Prim’s simplified algorithm. It was observed from the tests that adding a weight k to the Manhattan distance, the chosen heuristic function for the A* algorithm, improves the performance of the algorithm in relation to the standard A* algorithm. In more than 90% of the tests, the A* algorithm with weight in its heuristic function visited fewer nodes in the maze to find its solution in relation to breadth-first search, depth-first search and standard A*pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectHeuristicapt_BR
dc.titleResolucao via algoritmo A* de labirintos em duas dimensões gerados pelo algoritmo de prim simplificadopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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