Resolucao via algoritmo A* de labirintos em duas dimensões gerados pelo algoritmo de prim simplificado
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Data
2023Autor
Poloi, Murilo Stellfeld de Oliveira
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Resumo : Este trabalho estuda a eficiência de três algoritmos de busca em grafos quanto à resolução de labirintos bidimensionais, com pontos inicial e final fixos. Os algoritmos são busca em largura, busca em profundidade e A*. Os labirintos utilizados para as comparações entre os algoritmos de busca são gerados pelo algoritmo de Prim simplificado. Foi observado durante os testes que adicionar um peso k à distância de Manhattan, função heurística escolhida para o algoritmo A*, melhora o seu desempenho em relação ao A* padrão. Em mais de 90% dos testes realizados, o algoritmo A* com peso na função heurística visitou menos nós no labirinto para encontrar a solução em relação aos algoritmos de busca em largura, busca em profundidade e A* padrão Abstract : This work studies the efficiency of three graph search algorithms in relation to solving two dimensional mazes with fixed start and ending points. These algorithms are breadthfirst search, depth-first search and A*. The mazes utilized for the comparisons between the search algorithms are generated by Prim’s simplified algorithm. It was observed from the tests that adding a weight k to the Manhattan distance, the chosen heuristic function for the A* algorithm, improves the performance of the algorithm in relation to the standard A* algorithm. In more than 90% of the tests, the A* algorithm with weight in its heuristic function visited fewer nodes in the maze to find its solution in relation to breadth-first search, depth-first search and standard A*