Autoetnografia de uma professora em formação inicial : uma jornada de (des)aprendizados
Resumo
Resumo: Esta pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada, especificamente sob a perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar (Pennycook, 2006) e da Linguística Aplicada de Desaprendizagem (Fabrício, 2006), e adoto uma abordagem autoetnográfica (Ellis, Adams, & Bochner, 2011; Chang, 2008) para analisar minha trajetória durante a formação docente, especialmente durante a pandemia de COVID-19. O principal objetivo do estudo é compreender como minha identidade pessoal e profissional foi construída e remodelada por meio de minhas experiências durante a graduação, particularmente através da minha participação no programa Ganhando o Mundo, uma iniciativa do estado do Paraná, Brasil, que visa preparar alunos da rede pública para um programa de intercâmbio de seis meses no Canadá. Busco responder a três perguntas-chave: (1) Como foram minhas experiências formativas durante a pandemia? (2) Quais eram minhas expectativas em relação à formação inicial e como ela me preparou para a docência? (3) De que forma a formação complementar oferecida pela universidade preencheu as lacunas da minha formação inicial? A metodologia que empreguei é qualitativa e autoetnográfica, atuando tanto como pesquisadora quanto como sujeito da pesquisa. As fontes de dados incluem diários de classe, planos de aula, conversas via WhatsApp e materiais produzidos durante minha participação no programa Ganhando o Mundo. A análise é descritiva e concentra-se no processo de formação de identidade, enfatizando a intersecção entre minhas experiências pessoais e contextos culturais e sociais mais amplos. O referencial teórico baseia se em conceitos-chave de Paulo Freire (1996, 2000), particularmente suas ideias sobre pedagogia crítica e a importância da reflexão na prática docente. Também dialogo com a noção de prática reflexiva de Schön (2000) e os modelos de formação de professores de Wallace (1991), incluindo o modelo artesanal, o modelo de ciência aplicada e o modelo reflexivo. Além disso, incorporo discussões sobre o trabalho emocional do ensino (Benesch, 2017) e os desafios do ensino online durante a pandemia (Kukulska-Hulme et al., 2021; MacIntyre et al., 2020). As principais conclusões do estudo destacam o impacto transformador do programa Ganhando o Mundo na minha identidade profissional, reacendendo minha paixão pelo ensino e proporcionando experiência prática que complementou minha formação teórica. A pandemia, embora tenha apresentado desafios significativos, também me ofereceu oportunidades de crescimento e adaptação, especialmente no uso de ferramentas digitais e metodologias como o Task-Based Language Teaching (TBLT). Minha pesquisa ressalta a importância de integrar teoria e prática na formação de professores e a necessidade de reflexão e adaptação contínuas diante de circunstâncias imprevistas, como a crise global de saúde. Esta dissertação contribui para o campo da formação de professores ao oferecer um relato íntimo e reflexivo sobre os desafios e oportunidades que enfrentei como professora em formação inicial durante um período de incerteza global. Enfatizo a importância de programas de formação complementar e o papel da autoetnografia na compreensão do complexo processo de formação de identidade no ensino Abstract: This research is situated within the field of Applied Linguistics, specifically under the lens of Indisciplinary Applied Linguistics (Pennycook, 2006) and Unlearning Applied Linguistics (Fabrício, 2006), and I adopt an autoethnographic approach (Ellis, Adams, & Bochner, 2011; Chang, 2008) to analyze my journey through teacher training, particularly during the COVID 19 pandemic. The main objective of the study is to understand how my personal and professional identity was constructed and reshaped through my experiences during my undergraduate studies, especially through my participation in the Ganhando o Mundo (Winning the World) program, a state initiative in Paraná, Brazil, aimed at preparing public school students for a six-month exchange program in Canada. I seek to answer three key questions: (1) How were my formative experiences during the pandemic? (2) What were my expectations regarding my initial training, and how did it prepare me for teaching? (3) How did the complementary training provided by the university fill the gaps in my initial formation? The methodology I employed is qualitative and autoethnographic, with me serving as both the researcher and the subject of the research. Data sources include class diaries, lesson plans, conversations via WhatsApp, and materials I produced during my participation in the Ganhando o Mundo program. The analysis is descriptive and focuses on the process of identity construction, emphasizing the intersection of my personal experiences and broader cultural and social contexts. The theoretical framework draws on key concepts from Paulo Freire (1996, 2000), particularly his ideas on critical pedagogy and the importance of reflection in teaching practice. I also engage with Schön's (2000) notion of reflective practice and Wallace's (1991) models of teacher training, including the craft model, applied science model, and reflective model. Additionally, the research incorporates discussions on the emotional labor of teaching (Benesch, 2017) and the challenges of online teaching during the pandemic (Kukulska-Hulme et al., 2021; MacIntyre et al., 2020). The main conclusions of the study highlight the transformative impact of the Ganhando o Mundo program on my professional identity, rekindling my passion for teaching and providing practical experience that complemented my theoretical training. The pandemic, while presenting significant challenges, also offered me opportunities for growth and adaptation, particularly in the use of digital tools and methodologies such as Task-Based Language Teaching (TBLT). My research underscores the importance of integrating theory and practice in teacher training and the need for continuous reflection and adaptation in the face of unforeseen circumstances, such as the global health crisis. This research contributes to the field of teacher education by offering an intimate and reflective account of the challenges and opportunities I faced as a teacher in initial training during a period of global uncertainty. I emphasize the importance of complementary training programs and the role of autoethnography in understanding the complex process of identity construction in teaching
Collections
- Teses [236]