dc.contributor.advisor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Samsel Geraldo, Sonia Mara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T18:56:00Z | |
dc.date.available | 2025-08-05T18:56:00Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97760 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valéria Ghisloti Iared | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/04/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os numerosos fatores que impulsionam a crise climática afetam o Planeta, colocam em risco a saúde do mundo mais-que-humano e ameaçam de extinção diversas espécies, inclusive a humana. São desafios que demandam ações de compromisso e cuidado para com o Planeta. Entendendo as artes visuais como potentes para a educação ambiental e as pessoas mais jovens como as que mais sofrerão com os problemas ambientais, a pesquisa em questão, de natureza qualitativa, buscou descobrir quais os entendimentos que podem ser percebidos pelos adolescentes, no que se refere à concepção de futuros mais viáveis, por meio de atividades de arte~educação ambiental? Teve como objetivo geral, investigar o potencial da arte~educação ambiental em impulsionar práticas colaborativas que desenvolvam condições de continuidade no~do mundo, pela perspectiva ecofenomenológica. A metodologia adotada para a produção de dados abarcou uma oficina em escola estadual, no município de Campo Magro/PR, com 80 horas de duração, dividida em dois turnos - manhã e tarde -, com 17 adolescentes. Como instrumentos de produção de dados, recorreu-se à observação participante e entrevista despadronizada e focalizada. A observação participante se vincula à perspectiva de afetar e ser afetada pela construção coletiva de saberes, considerando a dinâmica de cada grupo e se envolvendo com as performances dos mesmos. A entrevista despadronizada e focalizada é uma maneira flexível de conduzir as perguntas. Pode acontecer como forma de uma conversação informal e fazer emergir espontaneamente os modos de pensar. Foi uma escolha alinhada ao estilo singular dos/as adolescentes se comunicarem. Os resultados se deram por meio da descrição das experiências vivenciadas, buscando conhecer o que se manifestou, priorizando sua essência. Essas experiências foram discutidas a partir de palavras emanadas pelos próprios participantes, que são: amor, companheirismo, emaranhado, esperança, evolução, fé, harmonia, perfeito, preservação, união e vida | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The numerous factors driving the climate crisis are affecting the planet, putting the health of the more-than-human world at risk and threatening the extinction of several species, including humans. These are challenges that demand actions that involve commitment and care for the planet. Understanding the visual arts as powerful for environmental education and the youngest people as those who will suffer the most from environmental problems, the research in question, of a qualitative nature, sought to discover what understandings can be perceived by adolescents regarding the conception of more viable futures, through environmental art education activities. Its general objective was to investigate the potential of environmental art education to promote collaborative practices that develop conditions for continuity in the world, from an ecophenomenological perspective. The methodology adopted for data production included a workshop in a state school, in the city of Campo Magro/PR, lasting 80 hours, divided into two shifts - morning and afternoon -, with 17 adolescents. Participant observation and non-standardized and focused interviews were used as data production instruments. Participant observation is linked to the perspective of affecting and being affected by the collective construction of knowledge, considering the dynamics of each group and engaging with their performances. The non-standardized and focused interview is a flexible way of conducting questions. It can take place as a form of informal conversation and allow ways of thinking to emerge spontaneously. This was a choice aligned with the unique style of communication of the adolescents. The results were obtained through the description of the experiences lived, seeking to understand what was manifested, prioritizing its essence. These experiences were discussed based on words emanated by the participants themselves, which are: love, companionship, entanglement, hope, evolution, faith, harmony, perfection, preservation, union and life | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ecologia - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ecologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Arte~educação ambiental com adolescentes : performando mundos, contando histórias, construindo refúgios | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |