dc.contributor.other | Stephan, Samyra de Lourdes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Cardoso, Márcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T14:45:10Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T14:45:10Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97587 | |
dc.description | Orientador: Samyra de Lourdes Stephan | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho aborda a temática da identidade e pertencimento no contexto escolar, explorando como a relação dos educandos com seu território, influencia seu desenvolvimento pessoal e social. O projeto foi desenvolvido em uma escola da comunidade onde encontra-se fragilidades de entrosamento, assim foram realizadas atividades que promovem a reflexão sobre as raízes culturais, as histórias de vida e as interações sociais. A pesquisa utilizou metodologias participativas, envolvendo oficinas, rodas de conversa e atividades artísticas que permitiram aos educandos expressar suas vivências e sentimentos em relação ao espaço em que estão inseridos. Os resultados evidenciam que o fortalecimento da identidade cultural e o reconhecimento do pertencimento ao território escolar promovem um clima de acolhimento e respeito, favorecendo a aprendizagem e a convivência harmônica. Além disso, a pesquisa sinaliza a importância da valorização das diversidades presentes na escola, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e solidária. Este estudo conclui que a promoção da identidade e pertencimento é fundamental para o desenvolvimento integral dos educandos, refletindo-se em sua autoestima, habilidades sociais e promoção de uma educação mais humanizada | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Identidade social - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.title | Identidade e Pertencimento : Escolar e Territorial. | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |