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dc.contributor.authorKulik, Nyie
dc.contributor.authorSilva, Vivian Cordeiro da
dc.date.accessioned2025-07-28T00:33:46Z
dc.date.available2025-07-28T00:33:46Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97570
dc.descriptionEsta sequência didática (SD) é destinada aos professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, desenvolvida como proposta para introduzir ferramentas de Geotecnologia em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractEsta sequência didática (SD) é destinada aos professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, desenvolvida como proposta para introduzir ferramentas de Geotecnologia em sala de aula. Para que as Geotecnologias sejam ferramentas que despertem a curiosidade e agucem o senso crítico, neste material será proposto um trabalho para conhecer os Povos e Comunidades tradicionais (PCT) e investigar a relação das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e socioambientais. O material foi desenvolvido seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas habilidades e competências específicas ligadas às Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. O objetivo geral é construir um mapa colaborativo dos PCT no Brasil. Espera-se que com esta SD que o estudante possa compreender sobre a diversidade dos PCT, e as suas diferentes formas de relação e apropriação da natureza, através do uso das Geotecnologias como instrumento de ensino na Geografia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografiapt_BR
dc.relation.ispartofseries1;
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectRecurso didático-pedagógicopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titleAULA PRÁTICA DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO BRASILpt_BR
dc.typeLearning Objectpt_BR


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