dc.contributor.author | Kulik, Nyie | |
dc.contributor.author | Silva, Vivian Cordeiro da | |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T00:33:46Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T00:33:46Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97570 | |
dc.description | Esta sequência didática (SD) é destinada aos professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, desenvolvida como proposta para introduzir ferramentas de Geotecnologia em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta sequência didática (SD) é destinada aos professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, desenvolvida como proposta para introduzir ferramentas de Geotecnologia em sala de aula. Para que as Geotecnologias sejam ferramentas que despertem a
curiosidade e agucem o senso crítico, neste material será proposto um trabalho para conhecer os Povos e Comunidades tradicionais (PCT) e investigar a relação das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e socioambientais.
O material foi desenvolvido seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas habilidades e competências específicas
ligadas às Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. O objetivo geral é construir um mapa colaborativo dos PCT no Brasil. Espera-se que com esta SD que o estudante possa compreender sobre a diversidade dos PCT, e as suas diferentes formas de relação e apropriação da natureza, através do uso das Geotecnologias como instrumento de ensino na Geografia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 1; | |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologias | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.title | AULA PRÁTICA DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO BRASIL | pt_BR |
dc.type | Learning Object | pt_BR |