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dc.contributor.advisorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFigueira, Leonildo Josépt_BR
dc.date.accessioned2025-07-25T13:58:07Z
dc.date.available2025-07-25T13:58:07Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97533
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rossano Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/05/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa está inserida nos estudos sobre intelectuais paranaenses vinculados aos interesses católicos que, por sua vez, encontram-se envolvidos em questões educacionais na metade do século XX. Especificamente, nosso objetivo é analisar a trajetória de Homero Batista de Barros no cenário político, educacional e cultural do Paraná, focando especialmente no seu papel como educador, intelectual e ideólogo conservador, atuante na conversação pública, especificamente na capital paranaense. Analisaremos sua trajetória entre os anos de 1930 e 1968, período que compreende desde a chegada de Barros ao Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) até seu último ano como diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná (FFCL/UFPR). Barros se consolidou como intelectual, educador e articulador político, desempenhando papel fundamental na interseção entre educação, política e religião no Paraná. Foi significativo para o conceito de intelectualidade católica, no campo educacional e acadêmico paranaense, especialmente em um período marcado por profundas transformações políticas e sociais no Brasil. Barros foi representante de um projeto educacional alinhado aos princípios da Igreja Católica atuando, na Capital paranaense, num contexto de disputas ideológicas em que conviviam conservadores e progressistas na busca por espaço dentro da educação superior, no espaço público e na imprensa. Fatores relacionados à sua atuação, no CEB; no magistério e na administração da Faculdade de Filosofia; na inserção aos debates educacionais; na ocupação de espaços de poder; na construção/participação de redes de sociabilidades; na circulação em lugares da intelectualidade católica, permitem situar o intelectual em meio ao projeto educacional católico no Paraná, bem como as disputas educacionais e ideológicas do período. A trajetória de Barros revela os objetivos e os caminhos traçados pela igreja Católica num contexto em que conclamava leigos intelectuais para a "catolicização do ensino", e a implantação do que se chamou de "humanismo integral", na sociedade. A partir de sua trajetória, também é possível conhecer as estratégias que permitiram a ocupação, manutenção e criação de espaços de poder por intelectuais católicos; a articulação de capitais dentro dos campos, educacional, político, cultural e acadêmico. A investigação abre caminhos para entender a formulação de estratégias para o desenvolvimento do projeto educacional católico paranaense no século XX; é possível conhecer os esforços e as mobilizações da Igreja em propor uma Educação em que a ciência devia ser conduzida com fé, cujos efeitos puderam ser notados na instrução superior do Paraná, assim como, em aspectos da vida social. Outrossim, a análise da trajetória de Barros vem preencher lacunas deixadas pelo amplo debate em torno da constituição do campo educacional e disputas ideológicas entre católicos, liberais e seus desdobramentos, na capital do Paraná. Barros atuou em diversas frentes, como um defensor dos princípios conservadores, dedicando sua vida ao projeto educacional da Igreja Católica, como intelectual, leigo, advogado, professor, gestor e político. O presente trabalho, ao mesmo tempo em que abarca discussões mais amplas em torno do debate educacional do século XX, apresenta as peculiaridades dos esforços de Barros como defensor e difusor da cosmovisão católica, principalmente no campo educacional; os interstícios das atividades ritualísticas, escondidos pelo debate educacional mais amplo, mas que são orientados pela égide da moral cristã católicpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of a broader study on intellectuals from Paraná who were connected to Catholic interests and involved in educational matters during the mid 20th century. The main objective is to explore the life and work of Homero Batista de Barros, focusing on his role in the political, educational, and cultural landscape of Paraná—especially in Curitiba, the state capital. We aim to understand his influence as an educator, intellectual, and supporter of conservative Catholic ideas. This study will examine his trajectory between 1930 and 1968, a period encompassing Barros's arrival at the Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) and concluding with his final year as Director of the Faculty of Philosophy, Sciences, and Letters at the Federal University of Paraná (FFCL/UFPR). Throughout this time, Barros established himself as an important figure connecting education, politics, and religion in Paraná. He was a key player in shaping Catholic intellectual thought within academic and educational settings, especially during a time of significant political and social change in Brazil. Barros supported an educational model aligned with Catholic Church principles. He was active during a period of ideological conflict, where conservatives and progressives competed for influence in universities, public debates, and the media. His involvement in the CEB, his work as a teacher and administrator at FFCL, his participation in public education discussions, and his connections with Catholic intellectual networks all place him within the Catholic educational movement in Paraná. His life shows how the Church relied on lay intellectuals to promote the "Catholicization of education" and the idea of "integral humanism" in society. Barros’s actions also reveal how Catholic thinkers managed to gain and keep influence in educational, political, and cultural spaces. This research contributes to our understanding of how Catholic educational strategies developed in Paraná and how these efforts shaped higher education and aspects of everyday life. Finally, by studying Barros’s career, we gain insight into the larger ideological struggles between Catholics, liberals, and other groups in Curitiba. Barros played many roles—intellectual, lay leader, lawyer, professor, administrator, and politician—all in service of promoting Catholic education. This study not only adds to the broader conversation about 20th-century education in Brazil but also highlights Barros’s personal efforts to spread and defend a Catholic worldview, especially through education. It also considers the more symbolic and moral dimensions of his work, often hidden within the larger educational debates of the timept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBarros, Homero Batista de, 1908-1970pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCatolicismo - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHomero Batista de Barros e o projeto de catolicização da educação superior no Paraná (1930-1968)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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