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dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorWaalwijk van Doorn, Julia vanpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T19:12:01Z
dc.date.available2025-07-23T19:12:01Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97475
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho busca entender o projeto formativo da juventude presente nas recomendações de políticas educacionais do Banco Mundial e presentes na reforma do Ensino Médio proposta por meio da Lei nº 13.415/17. O trabalho consistiu de uma revisão bibliográfica no primeiro e segundo capítulo e de uma análise comparativa no último capítulo. Para tanto, o texto inicia-se traçando um panorama da Lei nº 13.415/2017, apontando os momentos históricos que realizaram esforços similares e tratando das mudanças exatas feitas pela legislação, além de realizar um breve esboço sobre a implantação da reforma. Prossegue-se esclarecendo a atuação do Banco Mundial e de seu histórico, procurando explicitar seu pensamento sobre educação voltada ao Ensino Médio, a partir do aporte teórico da Agenda Globalmente Estruturada para educação. Por último, realizou-se uma análise comparativa, explicitando concepções e direções similares na reforma e em 3 documentos selecionados do Banco Mundial. Observou-se uma aproximação entre os documentos e a lei em 4 eixos: concepções de juventude e educação, incentivo a parcerias público-privadas, integralização do ensino e flexibilização e incentivo ao ensino técnico. Conclui-se que em termos gerais, tanto as recomendações do Banco quanto a reforma do Ensino Médio, caminham para a conformação do Ensino Médio às necessidades do mercado, seja formando trabalhadores nos moldes que busca ou adensando a presença de entidades do setor privado na educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.titleInfluência internacional na política educacional brasileira : uma análise do "novo" ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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