dc.contributor.advisor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Waalwijk van Doorn, Julia van | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T19:12:01Z | |
dc.date.available | 2025-07-23T19:12:01Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97475 | |
dc.description | Orientador: Profª. Drª. Monica Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho busca entender o projeto formativo da juventude presente nas recomendações de políticas educacionais do Banco Mundial e presentes na reforma do Ensino Médio proposta por meio da Lei nº 13.415/17. O trabalho consistiu de uma revisão bibliográfica no primeiro e segundo capítulo e de uma análise comparativa no último capítulo. Para tanto, o texto inicia-se traçando um panorama da Lei nº 13.415/2017, apontando os momentos históricos que realizaram esforços similares e tratando das mudanças exatas feitas pela legislação, além de realizar um breve esboço sobre a implantação da reforma. Prossegue-se esclarecendo a atuação do Banco Mundial e de seu histórico, procurando explicitar seu pensamento sobre educação voltada ao Ensino Médio, a partir do aporte teórico da Agenda Globalmente Estruturada para educação. Por último, realizou-se uma análise comparativa, explicitando concepções e direções similares na reforma e em 3 documentos selecionados do Banco Mundial. Observou-se uma aproximação entre os documentos e a lei em 4 eixos: concepções de juventude e educação, incentivo a parcerias público-privadas, integralização do ensino e flexibilização e incentivo ao ensino técnico. Conclui-se que em termos gerais, tanto as recomendações do Banco quanto a reforma do Ensino Médio, caminham para a conformação do Ensino Médio às necessidades do mercado, seja formando trabalhadores nos moldes que busca ou adensando a presença de entidades do setor privado na educação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.title | Influência internacional na política educacional brasileira : uma análise do "novo" ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |