Mostrar registro simples

dc.contributorSantos, Julie Pietra Soares dospt_BR
dc.contributor.advisorConforte, Nataly Patricia da Lapapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorBurcoski, Jéssica Natalinept_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T19:08:04Z
dc.date.available2025-07-23T19:08:04Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97473
dc.descriptionOrientador: Profª. Mª. Nataly Patricia da Lapa Confortept_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa investiga a presença de crianças da primeira infância em museus de arte de Curitiba, destacando o direito das crianças ao acesso aos bens culturais e o papel dos museus na promoção da democratização cultural. Para tanto, foi priorizada a abordagem de pesquisa qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de arte de Curitiba. A observação e entrevistas foram utilizadas como ferramentas metodológicas. Foram analisados quatro museus – MAC, MON, MusA e MuMA – por meio de entrevistas com profissionais dos setores educativos, visando compreender o acolhimento infantil, a frequência de visitas desse público, as ações educativas voltadas à primeira infância e as estratégias adotadas para tornar a experiência mais enriquecedora. A análise dos dados revela que, apesar do potencial dos museus para promover o acesso à cultura, ainda persistem características elitistas e de acesso restrito, refletindo-se na baixa frequência de crianças pequenas, especialmente quando não há programas específicos para essa faixa etária. Em geral, as visitas das crianças de 0 a 6 anos ocorrem por meio de escolas ou quando os museus se dedicam a esse público, incentivando-o a frequentar o espaço, oferecendo formações sobre a primeira infância para seus profissionais e desenvolvendo programas voltados ao acolhimento dessa faixa etária. Conclui-se, portanto, que, por meio de práticas educativas apropriadas, os museus podem ser vistos como laboratórios de arte, proporcionando à primeira infância a aproximação com a arte. Dessa forma, é fundamental estabelecer uma parceria entre museus e escolas para garantir o direito das crianças ao acesso cultural, além de os museus reconhecerem e explorarem sua capacidade de acolher e atender adequadamente à primeira infânciapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research investigates the presence of early childhood children in museums art of Curitiba, highlighting children's right to access cultural assets and the role of museums in promoting cultural democratization. A qualitative research approach was prioritized, including field research conducted in Curitiba's art museums. Observation and interviews were used as methodological tools. Four museums — MAC, MON, MusA, and MuMA — were analyzed through interviews with professionals from educational departments to understand child reception, the frequency of visits by this audience, educational actions aimed at early childhood, and strategies adopted to enrich their experience. Data analysis reveals that, despite the potential of museums to promote cultural access, elitist characteristics and restricted access persist, reflected in the low attendance of young children, particularly when no specific programs are designed for this age group. In general, visits by children aged 0 to 6 occur through schools or when museums actively cater to this audience by encouraging them to visit, providing early childhood training for staff, and developing programs focused on welcoming this age group. It is concluded that, through appropriate educational practices, museums can be seen as art laboratories, offering early childhood opportunities to engage with art. Thus, establishing partnerships between museums and schools is crucial to ensuring children's right to cultural access, along with museums recognizing and exploring their potential to adequately accommodate and serve early childhood audiencespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMuseu de artept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleArte e primeira infância : ações educativas em museus de Curitiba como caminho para a democratização culturalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples