dc.contributor.advisor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Silva, Jaqueline da Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T19:02:33Z | |
dc.date.available | 2025-07-22T19:02:33Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97459 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura e o conteúdo do material pedagógico Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná (Paraná, 2010), destacando sua relevância como instrumento de apoio essencial para a formação de alfabetizadores indígenas Kaingang que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa reflete sobre como a formação continuada oferecida pelo estado do Paraná aos professores indígenas contribui para assegurar aos estudantes Kaingang uma educação específica, bilíngue e diferenciada, em conformidade com as normativas legais. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa documental para articular as diretrizes da Educação Escolar Indígena (EEI) e contextualizar o material pedagógico em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando o contexto de sua produção no âmbito do Programa Paraná Alfabetizado. O embasamento teórico apoia-se em Amaral (2010) e Goulart (2016) para discutir o acesso ao ensino superior pelo povo Kaingang no Paraná, bem como em Ioris (2011) e Ghanem e Abbonizio (2012) para abordar as relações entre diferentes tempos históricos na trajetória dos povos originários. Os resultados indicam que as políticas públicas e ações afirmativas voltadas para a formação de docentes indígenas são fundamentais para garantir uma educação de qualidade ao povo Kaingang. Conclui-se que a produção de estudos como este é relevante para embasar a cobrança de tais políticas por parte do Estado brasileiro, com especial destaque ao estado do Paraná | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This study aims to analyze the structure and content of the pedagogical material Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná (Paraná, 2010), highlighting its relevance as an essential support tool for the training of Kaingang indigenous literacy teachers working in the Youth and Adult Education (EJA) program. The research reflects on how the continuing education provided by the state of Paraná to indigenous teachers contributes to ensuring Kaingang students access to a specific, bilingual, and differentiated education, in accordance with legal guidelines. Methodologically, documentary research is employed to connect the regulations of Indigenous School Education (EEI) and to contextualize the pedagogical material within its historical, social, and cultural dimensions, considering its development under the Paraná Alfabetizado Program. The theoretical framework is based on Amaral (2010) and Goulart (2016) to discuss access to higher education for the Kaingang people in Paraná, as well as on Ioris (2011) and Ghanem and Abbonizio (2012) to explore the relationships between different historical periods in the trajectory of indigenous peoples. The results indicate that public policies and affirmative actions targeting the training of indigenous teachers are essential to ensuring quality education for the Kaingang people. It is concluded that studies like this are important to support demands for such policies from the Brazilian state, particularly in Paraná | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua jê | pt_BR |
dc.subject | Estudantes indígenas | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná : material pedagógico de formação docente e ferramenta de direitos (2010) | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |