Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Jaqueline da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-22T19:02:33Z
dc.date.available2025-07-22T19:02:33Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97459
dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura e o conteúdo do material pedagógico Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná (Paraná, 2010), destacando sua relevância como instrumento de apoio essencial para a formação de alfabetizadores indígenas Kaingang que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa reflete sobre como a formação continuada oferecida pelo estado do Paraná aos professores indígenas contribui para assegurar aos estudantes Kaingang uma educação específica, bilíngue e diferenciada, em conformidade com as normativas legais. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa documental para articular as diretrizes da Educação Escolar Indígena (EEI) e contextualizar o material pedagógico em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando o contexto de sua produção no âmbito do Programa Paraná Alfabetizado. O embasamento teórico apoia-se em Amaral (2010) e Goulart (2016) para discutir o acesso ao ensino superior pelo povo Kaingang no Paraná, bem como em Ioris (2011) e Ghanem e Abbonizio (2012) para abordar as relações entre diferentes tempos históricos na trajetória dos povos originários. Os resultados indicam que as políticas públicas e ações afirmativas voltadas para a formação de docentes indígenas são fundamentais para garantir uma educação de qualidade ao povo Kaingang. Conclui-se que a produção de estudos como este é relevante para embasar a cobrança de tais políticas por parte do Estado brasileiro, com especial destaque ao estado do Paranápt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to analyze the structure and content of the pedagogical material Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná (Paraná, 2010), highlighting its relevance as an essential support tool for the training of Kaingang indigenous literacy teachers working in the Youth and Adult Education (EJA) program. The research reflects on how the continuing education provided by the state of Paraná to indigenous teachers contributes to ensuring Kaingang students access to a specific, bilingual, and differentiated education, in accordance with legal guidelines. Methodologically, documentary research is employed to connect the regulations of Indigenous School Education (EEI) and to contextualize the pedagogical material within its historical, social, and cultural dimensions, considering its development under the Paraná Alfabetizado Program. The theoretical framework is based on Amaral (2010) and Goulart (2016) to discuss access to higher education for the Kaingang people in Paraná, as well as on Ioris (2011) and Ghanem and Abbonizio (2012) to explore the relationships between different historical periods in the trajectory of indigenous peoples. The results indicate that public policies and affirmative actions targeting the training of indigenous teachers are essential to ensuring quality education for the Kaingang people. It is concluded that studies like this are important to support demands for such policies from the Brazilian state, particularly in Paranápt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua jêpt_BR
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleLer, escrever e ser Kaingang no Paraná : material pedagógico de formação docente e ferramenta de direitos (2010)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples