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dc.contributorTancon, Lara Pitlovancivpt_BR
dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFerreira, Gabriela Cassiane dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-07-21T19:09:44Z
dc.date.available2025-07-21T19:09:44Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97449
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sandra Guimarães Sagatiopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a relação entre o ensino da letra cursiva e o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise por meio do método de revisão de literatura se aprofundou em autores que tratam do assunto e argumentam sobre o uso da letra cursiva no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e também no processo de alfabetização e letramento. Partindo da relevância histórica da caligrafia e sua presença nos espaços escolares, a pesquisa buscou compreender algumas das implicações pedagógicas e culturais associadas à prática da escrita cursiva, especialmente em um contexto marcado pela crescente digitalização e mudanças nas metodologias de ensino. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na revisão de literatura. A análise foi fundamentada em autores como Prodanov e Freitas (2013) e Severino (2014), além de estudos que discutem a escrita como ferramenta essencial no desenvolvimento cognitivo e na expressão pessoal. A pesquisa revelou que, embora a escrita cursiva enfrente desafios frente à modernidade tecnológica e a novas demandas educacionais, ela ainda desempenha um papel significativo na alfabetização, contribuindo para a coordenação motora fina, a organização do pensamento e a construção da identidade textual (Dante, 2019). A discussão também destacou como algumas perspectivas teóricas abordam a relevância da escrita cursiva no contexto contemporâneo, evidenciando tanto as críticas quanto os benefícios dessa prática no ambiente escolar. Com base nos materiais analisados, o trabalho conclui que a manutenção da escrita cursiva no processo de alfabetização é não apenas uma herança cultural, mas também uma estratégia pedagógica valiosa, desde que integrada de forma flexível às necessidades das crianças e às transformações educacionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This Final Course Assignment examines the relationship between cursive handwriting instruction and the literacy process in the early years of elementary education. Using a literature review approach, the study explored works by authors who address this topic, focusing on the role of cursive writing in the teaching-learning process and its impact on students' literacy and reading skills. Beginning with the historical relevance of handwriting and its place in school curricula, the research aimed to understand the pedagogical and cultural implications of cursive writing, especially in a context increasingly influenced by digital technologies and evolving teaching methodologies. The study employed a qualitative approach grounded in a review of relevant literature, drawing on authors such as Prodanov and Freitas (2013) and Severino (2014), along with studies highlighting the significance of writing as a tool for cognitive development and personal expression. The findings indicate that, despite the challenges posed by technological advances and shifting educational priorities, cursive handwriting continues to play a vital role in literacy. It contributes to the development of fine motor skills, thought organization, and the formation of textual identity, as noted by Dante (2019). The discussion further explored various theoretical perspectives on the importance of cursive writing in the modern educational landscape, addressing both the criticisms and advantages of this practice. The study concludes that maintaining cursive handwriting in the literacy process is not only a preservation of cultural heritage but also a valuable pedagogical strategy, provided it is adapted to meet children's needs and align with contemporary educational transformationspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCaligrafiapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO uso da letra cursiva e o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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