dc.contributor.advisor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Dutra, Vandecy Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T18:55:16Z | |
dc.date.available | 2025-07-08T18:55:16Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97315 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa buscou compreender as complexidades da interação entre a educação do e no campo e a cultura popular caiçara no povoado de São Miguel. O objetivo geral foi analisar como a cultura popular local influencia a elaboração e o desenvolvimento do currículo e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas do povoado de São Miguel, em Paranaguá-PR. Para isso, a pesquisa se desdobrou em três objetivos específicos: investigar as manifestações dos saberes culturais da comunidade, analisar como essa cultura se expressa na relação com a educação escolar e a vida no campo e examinar de que forma os professores articulam o PPP e o currículo escolar prescrito com a cultura popular expressa pela comunidade. A metodologia adotada foi qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida por meio de uma investigação participante realizada no povoado de São Miguel, envolvendo professores das redes municipal e estadual e membros da comunidade. A pesquisa foi conduzida com base em fundamentos teóricos de autores como Freire (2017), Brandão (2012), Caldart (2012), Moreira (2009), entre outros. A tese aborda a relação entre a cultura popular caiçara e a educação no povoado, explorando como essa cultura se reflete no currículo escolar e no PPP. O povoado é composto majoritariamente por pescadores e artesãos que enfrentam desafios relacionados à escassez de recursos pesqueiros. Entre as manifestações culturais locais, destacam-se a Festa do Divino, a Casa da Farinha, a pesca do siri, a pesca artesanal, o uso do fogão a lenha, o artesanato de cipó e o plantio de mandioca. A comunidade percebe a escola como um pilar fundamental para o desenvolvimento local, e um dos temas abordados é o impacto causado pela retirada da pedra da Palangana, que afetou a pesca e a economia da região. Os professores da Escola Estadual enfrentam desafios, especialmente devido à organização multisseriada das turmas. A gestão da escola é participativa e há elementos de autogestão, porém, o currículo e o PPP não estão adequados à realidade da educação do e no campo. Apesar disso, os docentes se esforçam para adaptar as atividades ao contexto local. Na Escola Municipal, a autogestão predomina, e, com apenas três professoras e turmas multisseriadas, há um esforço contínuo para fortalecer a identidade do povoado e integrar a cultura local ao ensino. Nas considerações finais, a análise revela que, embora a cultura popular local seja reconhecida como um elemento central na educação do e no campo, sua incorporação ao currículo e ao PPP ainda ocorre mais no nível discursivo do que na prática política e pedagógica. Os desafios estruturais e a falta de formação adequada para os professores são obstáculos significativos para a efetivação desse processo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research aims to understand the complexities of the interaction between rural education and the Caiçara popular culture in the village of São Miguel. The general objective is to analyze how the local popular culture influences the development and implementation of the curriculum and the Political-Pedagogical Project (PPP) in the schools of São Miguel, in Paranaguá-PR. To achieve this, the research is structured around three specific objectives: investigating the manifestations of the community’s cultural knowledge, analyzing how this culture is expressed in the relationship between school education and rural life, and examining how teachers articulate the PPP and the prescribed school curriculum with the popular culture expressed by the community. The methodology adopted is qualitative, exploratory, and descriptive, developed through participatory research conducted in the village of São Miguel, involving teachers from both the municipal and state school networks, as well as community members. The research will be based on theoretical foundations from authors such as Freire (2017), Brandão (2012), Caldart (2012), Moreira (2009), among others. The thesis addresses the relationship between Caiçara popular culture and education in the village, exploring how this culture is reflected in the school curriculum and the PPP. The village is predominantly composed of fishermen and artisans who face challenges related to the scarcity of fishing resources. Among the local cultural manifestations, the Festa do Divino, the Casa da Farinha, crab fishing, artisanal fishing, the use of wood stoves, wicker handicrafts, and cassava cultivation stand out. The community perceives the school as a fundamental pillar for local development, and one of the topics discussed is the impact caused by the removal of the Palangana stone, which affected fishing and the local economy. Teachers in the state school face challenges, especially due to the multigrade classroom structure. The management is participatory, and there are elements of self-management; however, the curriculum and the PPP are not adequately adapted to the reality of rural education. Despite these challenges, teachers strive to adapt activities to the local context. In the municipal school, self-management predominates, and with only three teachers and multigrade classrooms, there is an ongoing effort to strengthen the island’s identity and integrate local culture into education. In the final considerations, the analysis reveals that although the local popular culture is recognized as a central element in rural education, its incorporation into the curriculum and the PPP remains more at the discursive level than in political and pedagogical practice. Structural challenges and the lack of adequate teacher training are significant obstacles to the effective implementation of this process | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular - Litoral Paranaense (PR) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação do campo : um estudo sobre cultura popular e currículo nas escolas da Ilha de São Miguel em Paranaguá-PR | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |