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dc.contributor.advisorBezerra, Rafael Ginane, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherCapano, Luciana, 2002-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Emily Conrado dapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-04T20:57:33Z
dc.date.available2025-07-04T20:57:33Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97266
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerra.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho problematiza a literatura infantil como caminho para a abordagem de temas fraturantes, nomenclatura dada a temáticas consideradas tabus ou delicadas (Gama-Khallil, et, al, 2022). Centraliza-se a proposta na abordagem da temática morte em sala de aula, pensando em uma perspectiva multidisciplinar, ressaltando a escola como um espaço de acolhimento, diálogo e formação cidadã que propicia essa abordagem. Com base no paradigma do letramento literário (Cosson, 2006; 2020), buscamos compreender como é possível utilizar o livro literário como rica ferramenta para o desenvolvimento de sequências didáticas. Nessa perspectiva, a escola e o professor passam por uma mudança de papel. Assim, é proposto uma sequência didática para trabalhar em sala de aula com crianças pequenas, bem como possíveis adaptações para turmas dos anos iniciais, o livro Pode chorar coração, mas fique inteiro, escrito por Glenn Ringtved e ilustrado por Charlotte Pardi. Para possibilitar a construção desta proposta, foi realizada uma revisão de literatura que busca embasar as dificuldades e a importância dessa abordagem no ambiente escolar. A partir do desenvolvimento deste trabalho, destacamos algumas características do paradigma do letramento literário que contribuem para a abordagem do tema com as criançaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper problematizes children's literature as a way to approach divisive themes, a term given to topics considered taboo or sensitive (Gama-Khallil, et, al, 2022). The proposal focuses on addressing the theme of death in the classroom, approaching from a multidisciplinary perspective, highlighting the school as a space for welcoming, dialogue, and citizenship formation that facilitates this approach. Based on the paradigm of literary literacy (Cosson, 2006; 2020), we seek to understand how it is possible to use literary books as a rich tool for the development of didactic sequences. From this perspective, the school and the teacher undergo a change in role. Thus, a didactic sequence is proposed to work in the classroom with young children, as well as possible adaptations for classes in the early years, the book Cry, heart, but never break, written by Glenn Ringtved and illustrated by Charlotte Pardi. To make this proposal possible, a literature review was carried out to support the difficulties and importance of this approach in the school environment. Based on the development of this work, we highlight some characteristics of the literary literacy paradigm that contribute to the approach of the theme with children.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLivros ilustrados para criançaspt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectPolêmicapt_BR
dc.titleLiteratura infantil e temas fraturantes : uma sequência didática para abordar o tema da morte com as criançaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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