dc.contributor.advisor | Martinez, Ron, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Zamboni, Alessandra da Silva Quadros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T19:26:59Z | |
dc.date.available | 2025-07-04T19:26:59Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97241 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronald Barry Martinez | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 07/12/2018 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.116-140 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho é o relato de uma pesquisa qualitativa, situada no campo da linguística aplicada, que tem por objetivo geral investigar de que modo se estabelece o processo de internacionalização em uma universidade pública paranaense. Os objetivos específicos do estudo são: a) Identificar as políticas de internacionalização que a instituição desenvolve; b) Analisar as ações e programas de internacionalização no ensino, pesquisa e extensão em nível de graduação e pós-graduação. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de caráter interpretativo e se estabelece a partir da análise dos documentos classificados em duas categorias: documentos oficiais, composto de leis, resoluções, portarias e editais que embasam a internacionalização em âmbito nacional e estadual; e documentos institucionais, que se constituem nos Planos de Desenvolvimento Institucional, em suas versões de 2012-2016 e de 2018- 2022, no Regimento Institucional, Estatuto, Plano Anual de Atividades dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 e na Política Institucional de Internacionalização, além de seis entrevistas e um questionário. Os dados foram codificados e elencados em categorias interpretativas por meio de code scheme (LICHTMAN, 2013), axial coding e do software AntConc. Após a análise, os dados foram organizados em suas respectivas categorias de pesquisa. Para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo (BARDIN, 2009) e como viés teórico adotou-se a perspectiva decolonialista (QUIJANO, 1997, 2014; MIGNOLO, 2007, 2020; DUSSEL, 2000; GROSFOGUEL, 2007). Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que: a) As políticas de internacionalização desenvolvidas pela instituição estão alinhadas às políticas nacionais e do setor de educação, contudo possuem um forte viés para o fortalecimento das parcerias Sul-Sul, especialmente com países da América Latina e Caribe; b) As ações de internacionalização se concretizam através de fomentos externos, como os programas de aquisição e proficiência em línguas adicionais O Paraná Fala Inglês e O Paraná Fala Francês, programas de bolsas e auxílios internacionais, sendo que as políticas linguísticas adotadas na instituição são fomentadas pelo Estado ou subsidiadas por instituições privadas, com o início de uma política linguística institucional própria. Tendo em vista a triangulação e análise dos dados, conclui-se que para que a internacionalização se desenvolva de modo mais efetivo na instituição pesquisada, é necessária a implantação de políticas linguísticas consistentes e disponíveis a todo o corpo acadêmico, que englobem o desenvolvimento de habilidades orais e escritas de recepção e produção em línguas adicionais, além de que se estabeleça uma articulação coletiva e consistente entre todos os setores institucionais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work is the report of a qualitative research, whose general objective is to investigate how the process of internationalization in a public university in Paraná is established. The specific objectives of the study are: a) To identify the internationalization policies that the institution develops; b) To analyze the actions and programs of internationalization in teaching, research and extension at the undergraduate and postgraduate levels. The research is a case study of an interpretative nature and analyzed documents classified into two categories: official documents that base the internationalization at national and state level; and institutional documents, which constitute the Institutional Development Plans, the Institutional Rules, Statute, the Annual Activity Plans and in Institutional Policy of internationalization, in addition to six interviews and a questionnaire. The data were codified and listed in interpretive categories using coding scheme (Lichthan, 2013), axial coding and AntConc software. After the analysis, the data were organized into their respective research categories. For the interpretation of the data, the content analysis technique was used (BARDIN, 2009) and as a theoretical bias the collaborative perspective was adopted (QUIJANO, 1997, 2014; MIGNOLO, 2007, 2020; DUSSEL, 2000; GROSFOGUEL, 2007). After analyzing and interpreting the data, it was concluded that: a) The internationalization policies developed by the institution are aligned with national policies and the education sector, but they have a strong bias towards strengthening South-South partnerships, especially with countries of Latin America and the Caribbean; b) The internationalization actions occur through external fomentation, such as acquisition and proficiency programs in additional languages, such as Paraná Speaks English and Paraná Speaks French, scholarship programs and international aid, and the language policies adopted in the institution are fostered by the State or subsidized by private institutions, with the beginning of an own institutional linguistic policy. Considering the triangulation and analysis of the data, it is concluded that so that the internationalization can develop more effectively in the institution researched, it is necessary to implement consistent linguistic policies available to the entire academic body, which include the development of oral and written reception and production in additional languages skills, and establish a collective and consistent articulation among all institutional sectors | pt_BR |
dc.format.extent | 163 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Globalização | pt_BR |
dc.subject | Línguas modernas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | O processo de internacionalização no ensino superior brasileiro : um estudo de caso sobre a Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |