dc.contributor.advisor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Souza, Elisama Neres de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T18:49:41Z | |
dc.date.available | 2025-07-04T18:49:41Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97240 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho teve como objetivo ampliar a compreensão sobre o letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de pesquisa documental, bibliográfica e relato de experiência. Também se analisou as diretrizes nacionais e municipais de Curitiba-PR e os referenciais teóricos brasileiros na área de alfabetização e letramento. Foi apresentada uma vivência do Programa de Residência Pedagógica ‘Alfabetização’, realizado com estudantes de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto de Círculo de Leitura. Como conclusão, percebeu-se o impacto da pandemia de COVID-19 na educação, o papel essencial da escola no desenvolvimento dos indivíduos e a importância da literatura como linguagem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
dc.title | Letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental e sua contribuição para a formação do leitor | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |